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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 664-1

Oral (Tema Livre)


664-1

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores:
MOTTA, I.1, Lucas Guimarães2
1 IPOG - Instituto de Pós-graduação e Graduação, 2 UESPI - Universidade Estadual do Piauí

Resumo:
Resumo Geral

A avaliação psicológica no Brasil tem passado por avanços profícuos nos últimos anos, principalmente a partir da década de 1990, marco do início de um novo período de desenvolvimento. Entre tais investimentos, uma área de concentração dos estudos científicos tem sido a formação e o ensino em avaliação psicológica. Nesta linha, o estudo das competências profissionais reveste-se de significância, uma vez que constitui aspecto relevante para o contínuo avanço da área, como também, devido às diversas críticas endereçadas que apontam o despreparo dos profissionais como um dos principais indicadores negativos. O objetivo deste estudo é avaliar as competências profissionais relacionadas ao processo de formação e atuação em avaliação psicológica considerando-se os diversos contextos de trabalho do psicólogo. A metodologia aplicada partiu da Revisão Integrativa da Literatura, na qual foram fontes primárias: artigos originais, estudos empíricos publicados em dissertações e teses, relatórios de pesquisa; e fontes secundárias: livros, manuais e outras fontes bibliográficas. Os resultados mostraram que poucos estudos têm focado na delimitação de competências em avaliação psicológica, havendo ínfimas referências que abarcaram outros contextos profissionais além do acadêmico e que na inter-relação entre os estudos observa-se variabilidade quanto ao conjunto de competências apontadas. Além disso, tais estudos carecem de mais investimentos metodológicos para investigação das competências teóricas, técnicas e éticas em suas dimensões enquanto conhecimentos, habilidades e atitudes relevantes para esta prática. Conclui-se que há necessidade de mais pesquisas e de outras revisões sistemáticas envolvendo este tema, bem como quanto à avaliação das competências nos diversos contextos de aplicação da avaliação psicológica, além do estudo com amostras ampliadas e representativas e em espaços de formação continuada, como pós-graduações lato e stricto sensu, visando a contribuir para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas efetivas de ensino e formação em avaliação psicológica voltadas para o desenvolvimento de competências profissionais.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Competências Profissionais, Revisão da Literatura