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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 666-1

Mesa-Redonda


666-1

Construção de instrumentos de avaliação psicológica: diferentes processos para diferentes construtos

Autores:
RUSCHEL, D.1, Monia A. Silva1, Jaqueline C. Rodrigues1, Sabrina M. Barroso2
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A construção de instrumentos de avaliação psicológica pode envolver diferentes etapas conforme o objetivo do instrumento, desde estudos teóricos profundos, revisões sistemáticas, entrevistas, surveys, até adaptação de itens de diferentes instrumentos ou criação de itens com base em prática clínica. O importante é que o instrumento tenha um consistente embasamento teórico para o construto escolhido, junto a estudos de validade de conteúdo com apoio de juízes especialistas. Dessa forma, há maior garantia de que, após sua construção, alcance melhores propriedades psicométricas. Nessa mesa, serão apresentados os processos de construção de quatro diferentes instrumentos, a saber,o Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP), o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI), a Bateria de Avaliação Cognitiva de Idosos (BACI) e o Triagem Cognitiva nas Doenças Cerebrovasculares (TRIACOG).

Resumo Apresentador 1

Processo de construção do Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP) Denise Ruschel Bandeira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Vivian de Medeiros Lago (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) A área da Psicologia Jurídica encontra-se em plena expansão com um papel especial nas perícias judiciais. Esse fator, aliado à carência de instrumentos psicológicos delineados especificamente para esse contexto, justificou a construção do SARP para uso em disputas de guarda. A escolha pelo construto “relacionamento parental” se deu em virtude dos diversos estudos que apontam a importância de avaliar o relacionamento da criança com seus genitores para fazer recomendações acerca da guarda dos filhos. Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de construção do SARP, desenvolvido com uma rigorosa metodologia, envolvendo vários passos: 1) revisão sistemática sobre os temas divórcio, guarda dos filhos e relação pais-filhos; 2) estudo empírico com genitores, crianças (7 a 12 anos), psicólogos e Operadores do Direito que atuam na área de família para definir o relacionamento parental, a partir de diferentes perspectivas: pessoais e profissionais; 3) entrevistas com assistentes sociais e psicólogos para avaliar as questões da entrevista construída pelo grupo de pesquisa quanto à sua relevância e adequação; 4) adaptação do protocolo de avaliação infantil, nomeado Meu Amigo de Papel, do material britânico My needs, wishes and feelings pack, sendo proposta uma nova estrutura de atividades e de arte gráfica; 5) sistematização dos estudos teóricos e empíricos para a construção das dimensões e itens que compuseram a escala SARP propriamente dita. Compõem o SARP um roteiro de anamnese, a entrevista SARP (questões relacionadas à vida da criança, relacionamento entre pais e motivação para a guarda, a ser realizada com os genitores separadamente), o Protocolo de Avaliação Infantil “Meu Amigo de Papel”, o Livreto de Apresentação e a Escala SARP, a ser preenchida pelo entrevistador.

Resumo Apresentador 2

Construção do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) Mônia Aparecida da Silva, Euclides José de Mendonça Filho e Denise Ruschel Bandeira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) O desenvolvimento infantil é um importante determinante da saúde ao longo de toda a vida. A detecção precoce dos atrasos no desenvolvimento é fundamental, já que a criança pode ter uma recuperação significativa dos prejuízos no desenvolvimento quando estes são identificados e tratados precocemente. O uso sistemático de instrumentos de rastreio é fortemente recomendado na avaliação do desenvolvimento infantil, pois aumenta consideravelmente os índices de detecção dos atrasos e transtornos. Em virtude da necessidade de instrumentos de qualidade e psicometricamente válidos para o contexto brasileiro, o IDADI está sendo desenvolvido. O IDADI é um instrumento de avaliação dos marcos de desenvolvimento de crianças de zero a 72 meses de idade. É autoadministrado e foca a percepção da mãe sobre o desenvolvimento atual da criança. A versão preliminar do instrumento possui 525 itens, agrupados nas dimensões Cognitiva, Socieomocional, Comunicação e Linguagem, Motricidade e Comportamento Adaptativo. Para a construção foram seguidos seis passos: (1) consulta detalhada da literatura sobre marcos do desenvolvimento infantil, incluindo definição teórica e operacional das dimensões e subdimensões a comporem o instrumento; (2) construção dos itens e agrupamento nas respectivas dimensões; (3) avaliação dos itens por especialistas de diferentes áreas do conhecimento; (4) análise semântica dos itens, por meio de grupo focal com mães de baixa escolaridade; (5) estudo piloto para verificar a adequação do instrumento e da escala de resposta; (6) estudos preliminares de evidências de validade e fidedignidade do IDADI. Os estudos psicométricos e para estabelecimento de normas para a população brasileira seguem em andamento. Com a construção do IDADI pretende-se contribuir com a área de avaliação psicológica e do desenvolvimento infantil no contexto brasileiro.

Resumo Apresentador 3

Triagem Cognitiva nas Doenças Cerebrovasculares: A experiência de construir o TRIACOG Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Jerusa Fumagalli de Salles, Denise Ruschel Bandeira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) As doenças cerebrovasculares estão entre os principais quadros neurológicos que causam prejuízos cognitivos e funcionais na vida diária dos pacientes. A avaliação neuropsicológica desses casos faz-se importante desde fases mais agudas da doença, sendo importante a utilização de instrumentos de rastreio a partir do leito hospitalar. No Brasil, não há instrumentos com adequadas propriedades psicométricas disponíveis para essa população clínica, sendo necessária sua construção. Neste trabalho pretende-se apresentar o processo de construção da Triagem Cognitiva nas Doenças Cerebrovasculares (TRIACOG) destinado a avaliar adultos em condições agudas e crônicas deste quadro neurológico. O desenvolvimento do TRIACOG seguiu as seguintes etapas: 1) revisão sistemática da literatura para investigar dimensões cognitivas que deveriam constar no instrumento; 2) análise do desempenho de adultos com doenças cerebrovasculares em um instrumento de avaliação neuropsicológica breve; 3) criação dos itens do TRIACOG para constar nas tarefas neuropsicológicas; 4) análise do TRIACOG por juízes especialistas (validade de conteúdo); 5) reformulações do instrumento após sugestões dos juízes; 6) estudo piloto em amostra clínica, no leito hospitalar; 7) reformulações do instrumento após apontamentos do estudo piloto; 8) aplicação do instrumento em amostras com doenças cerebrovasculares e adultos neurologicamente saudáveis; 9) análise das propriedades psicométricas do instrumento (evidências de validade e de fidedignidade). O TRIACOG apresenta tarefas que avaliam a orientação, memória episódica visual e verbal, praxias (construtiva e ideomotora), linguagem (leitura, compreensão, nomeação, processamento de inferências, repetição e escrita ditada), habilidades aritméticas e funções executivas (fluência verbal e velocidade de processamento), aplicadas em média em 15 minutos. O TRIACOG mostrou-se adequado para adultos com doenças cerebrovasculares e pode contribuir com a prática clínica neuropsicológica de profissionais da saúde que trabalham com essa população.

Resumo Apresentador 4

Construção de uma ferramenta informatizada para avaliação de idosos: Bateria de Avaliação Cognitiva para Idosos Sabrina Martins Barroso (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) Avaliar idosos requer habilidades e instrumentos adequados às suas condições. Esse é um desafio para profissionais de Psicologia e para o desenvolvimento de novos instrumentos. Foi considerando tais características e visando a maior padronização do processo de avaliação que a Bateria de Avaliação Cognitiva de Idosos (BACI) foi concebida. Esse é um instrumento de triagem cognitiva focado na avaliação de pessoas acima de 60 anos, cuja aplicação é realizada via computador, mediada por um profissional treinado. A própria BACI gera a correção inicial dos resultados e os apresenta ao final da aplicação na forma de um relatório. Para a construção do instrumento, inicialmente a literatura foi consultada e foram construídas tarefas de avaliação das queixas de vários aspectos, entre eles: memória, controle dos membros superiores e inferiores, preensão, percepção visuoespacial, reconhecimento visual, memória de curto prazo, trabalho e longo prazo (verbal e não-verbal), praxia construtiva, ideomotora e reflexiva, sensibilidade à inferências, controle inibitório, encadeamento de pensamento, habilidades aritméticas, nomeação, fluência verbal, compreensão de provérbios e metáforas, compreensão falada e escrita, leitura, escrita e sinestesia. As atividades foram submetidas a especialistas e sua adequação foi testada por meio de dois grupos focais com idosos. Depois as tarefas foram informatizadas e sua aplicabilidade foi testada por meio de outro grupo focal e de um estudo piloto com 50 pessoas. Nesse piloto, além da BACI foram aplicados nos idosos os testes Mini-exame do estado mental, Figuras Complexas de Rey, Neupsilin, Teste do Desenho do Relógio, Escala de Depressão Geriátrica e Escala de Solidão UCLA-BR. Paralelamente foram construídas as normas de aplicação. Os estudos prosseguem para verificação das evidências de validade do instrumento e para a construção das normas de correção.

Palavras-chave:
 Construção de instrumentos, Construtos psicológicos, Psicometria