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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 673-1

Poster (Painel)


673-1

Educação Positiva: Técnicas e Medidas

Autores:
REIS, G.D.1, Tavares, I.1, Souza, L. K.1, Hutz, C. S.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

No Brasil, já há uma produção científica considerável em Psicologia Positiva (PP), com destaque à construção, adaptação e/ou validação de instrumentos. São notáveis, por exemplo, os esforços em empreender intervenções no campo da PP Organizacional. No entanto, um campo fundamental de aplicação da psicologia – a Psicologia da Educação – ainda desconhece o potencial de contribuições científicas que a PP pode oferecer. A este respeito, há um campo conhecido por Educação Positiva (EP) (positive education) que, fora do Brasil, tem se demonstrado promissor. É relevante investir no estudo aprofundado da produção desse campo, que se mostrou recente e dispersa, detendo-se nos instrumentos e técnicas utilizados para promover aspectos positivos no contexto escolar. Este estudo buscou caracterizar os instrumentos e técnicas psicológicas utilizadas em pesquisas publicadas que abordem a questão da Educação Positiva em escolas. Realizou-se uma busca no portal Periódicos Capes e no Google Livros, utilizando-se os termos “positive education” e “school”. Dois avaliadores independentes identificaram 30 artigos científicos e 25 livros/capítulos nos 138 textos resultantes da busca. Nos artigos, 8 fizeram o uso de instrumentos ou técnicas que abordam aspectos positivos como: forças, satisfação com a vida, otimismo disposicional, afetos positivos, entre outros. Interessante notar que 7 dos 8 artigos coletaram dados com estudantes. Dentre os instrumentos identificados, há aqueles já solidamente validados e utilizados no Brasil, como é o caso da Escala de Autoestima de Rosenberg. Há também instrumentos recentemente disponíveis no país, como a Life Orientation Test-Revised. Intervenções em psicologia positiva no contexto escolar devem utilizar instrumentos validados para uso no Brasil em estudos prévios e bem conduzidos. Utilizados como pré- e pós-teste nas intervenções, será possível não apenas verificar o impacto destas mas também contribuir para o desenvolvimento dos instrumentos aplicados. A eficácia de boas intervenções dependerá dos esforços em construir ou adaptar instrumentos psicológicos confiáveis.

Palavras-chave:
 educação positiva, avaliação psicológica, psicologia positiva, educação


Agência de fomento:
CNPq