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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 678-1

Poster (Painel)


678-1

Desenvolvimento e busca de evidências de validade e precisão do Teste de Fluência de Leitura

Autores:
Gabriel Brito1, Bruna Trevisan1, ALMEIDA, A.1, Alessandra Seabra1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

Resumo:
Resumo Geral

A leitura é caracterizada como uma atividade complexa. De acordo com o Modelo Componencial, a performance em leitura envolve diversos fatores divididos em três domínios: cognitivo, psicológico e ecológico. No que tange ao domínio cognitivo, foco deste estudo, a leitura com compreensão pode ser entendida como o produto da interação de processos de decodificação, de compreensão e de fluência. Em virtude da escassez de instrumentos brasileiros validados para a avaliação da leitura no Ensino Fundamental II, o presente estudo foi desenvolver o Teste de Fluência de Leitura (TFL) para tal faixa etária. Após construção dos itens do instrumento, foi conduzido estudo piloto com 48 alunos de uma escola estadual, sendo 29 alunos do 6º ano e 19 do 9º ano. Análises preliminares do estudo orientaram modificações no teste e demonstraram a aplicabilidade do mesmo. Em seguida, busca por evidências de validade e precisão foram conduzidas em uma amostra de 160 alunos do 6º ao 9º ano de uma escola pública. Alfa de Cronbach indicou precisão alta com 0,92 para palavras irregulares e 0,89 para palavras regulares. Análise de variância verificou diferenças significativas de desempenho entre os anos escolares tanto quando analisada a soma de acertos nas listas de palavras irregulares (alta, média e baixa frequência), quanto no escore total do TFL. Isto sugere que, na medida em que ocorre a progressão escolar, tende a ocorrer também um aumento de acurácia no reconhecimento de palavras, especialmente quando comparado o 6º com o 9º ano, conforme indicado na literatura, sugerindo que o instrumento é capaz de diferenciar a habilidade de fluência de leitura ao longo do Ensino Fundamental II. Novos tipos de evidências de validade devem ainda ser investigadas para o instrumento.

Palavras-chave:
 Psicometria, Leitura, Neuropsicologia