Oral (Tema Livre)
679-1 | Inteligência e Contexto Socioeconômico na Infância: Comparação por Região de Moradia e Tipo de Escola | Autores: | Kroeff, C. R.1, Silva, M. A.1, Mendonça Filho, E. J.1, Bandeira, D. R.1, Yates, D. B.1 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Resumo: Resumo Geral
A inteligência refere-se a capacidades mentais gerais e integradas atuantes na interação do homem com seu ambiente. A literatura admite importante papel de variáveis socioeconômicas na inteligência. Diversas pesquisas mostram o nível socioeconômico como um relevante preditor de medidas cognitivas. O objetivo do presente trabalho foi investigar o desempenho em avaliação de inteligência de crianças em diferentes contextos socioeconômicos, por meio das variáveis região de moradia e tipo de escola, separadamente. Foi realizada uma etapa de análise para cada uma dessas variáveis. A primeira etapa (região de moradia) contou com um grupo de 169 participantes de uma região da periferia de Porto Alegre, RS, e outro de 115 crianças de regiões centrais da mesma cidade. A segunda etapa (tipo de escola) teve 50 crianças de escola privada e 64 de escola pública. Foi utilizada a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) para avaliar a inteligência e uma ficha de dados sociodemográficos para coletar informações dos participantes. Para análise dos dados, utilizou-se estatísticas descritivas, Análise de Covariância (ANCOVA) para análises entre grupos e Análise de Variância (ANOVA) para medidas repetidas para análises intragrupo. Os grupos de diferentes regiões urbanas diferiram em todos os escores da WASI (crianças de regiões centrais obtiveram melhores escores) e apresentaram diferente padrão de desempenho intragrupo (no grupo da região periférica, houve diferença significativa entre resultados de tarefas verbais e de execução; no grupo de região central, não). Os grupos de escolas públicas e privadas também diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante. Tanto medidas verbais quanto fluidas mostraram-se afetadas pelas variáveis estudadas. As verbais pareceram sofrer maior influência do contexto socioeconômico. A região urbana demonstrou ter sido mais decisiva do que o tipo de escola para as diferenças encontradas nos resultados. Conclui-se ser importante considerar variáveis socioeconômicas na avaliação de inteligência.
Palavras-chave: Inteligência, Contexto Socioeconômico, Infância |