Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 679-2

Poster (Painel)


679-2

A Prevalência de Queixas e de Diagnósticos ao longo dos anos em um Serviço-Escola

Autores:
Kroeff, C. R.1, Steigleder, B. G.1, Zanrosso, A.1, Silva, M. A.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

O Centro de Avaliação Psicológica (CAP/UFRGS) realiza psicodiagnósticos. O estudo de dados de prevalência das queixas e diagnósticos no psicodiagnóstico pode fornecer informações sobre a demanda da população e influenciar no planejamento das intervenções dos serviços de saúde mental. Objetivo: Investigar a prevalência das queixas que chegaram ao CAP ao longo dos anos, bem como a prevalência dos principais diagnósticos concedidos no mesmo período. Método: Foram analisados 343 casos de psicodiagnóstico atendidos pelo serviço entre janeiro de 2010 a julho de 2016. A maioria dos pacientes era do sexo masculino (67,1%) havendo predominância de crianças (64,4%). Foram realizadas análises descritivas e de frequência das queixas e dos diagnósticos para o total de casos atendidos no período e por ano, separadamente. Resultados: A queixa mais frequente em todos os anos foi a de dificuldade de aprendizagem, variando de 47,3% dos casos em 2012 a 86,5 % em 2015. Outras queixas com alta predominância foram humor, ansiedade, hiperatividade e desatenção. Do total dos casos do período, 129 pacientes (37,6%) receberam diagnóstico nosológico. Aqueles que não receberam diagnóstico apresentavam sintomas clinicamente relevantes. Houve uma tendência de aumento do número de diagnósticos conclusivos ao longo dos anos, sendo a menor proporção em 2010 (14,3%) e a maior em 2014 (65,0%). Os diagnósticos mais prevalentes foram Deficiência Intelectual (14,3%), TDAH (11,4%) e transtornos específicos de aprendizagem - TA (3,8%). Discussão: Há uma correspondência entre a queixa mais frequente que leva os pacientes ao serviço (dificuldade de aprendizagem) e os diagnósticos recebidos, o que valida a qualidade da percepção de quem procura o serviço. É importante ressaltar que os dados têm influências de características do CAP, incluindo formação e estilo de trabalho dos estagiários e supervisores. Os diagnósticos de TA foram fornecidos somente a partir de 2012, demonstrando aprimoramento do serviço para atender a esta demanda.

Palavras-chave:
 Psicodiagnóstico, Queixas, Diagnósticos