Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 681-2

Oral (Tema Livre)


681-2

O processo de avaliação psicológica do Transtorno do Espectro Autista: um relato de caso

Autores:
SEIZE, M.M.1, BORSA, J.C1
1 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo:
Resumo Geral

O objetivo deste trabalho é descrever um processo de avaliação psicológica de uma criança com suspeita de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). F., 6 anos, sexo masculino, foi conduzido ao serviço de psicologia de uma universidade do Rio de Janeiro para atender à demanda da mãe quanto à suspeita de TEA, o qual já havia sido identificado por meio de avaliação neurológica previamente realizada. Segundo relato da mãe, F. apresenta dificuldades na interação social, na fala e comportamento agitado necessitando ainda desenvolver suas habilidades cognitivas e psicomotoras. Os procedimentos da avaliação psicológica de F. incluíram: 1) entrevistas com a mãe, 2) entrevistas lúdicas com a criança, 3) observação da criança na escola, 4) preenchimento da escala Childhood Autism Rating Scale (CARS) pela avaliadora, 5) aplicação do Teste de Inteligência Não-Verbal para Crianças R-2 e do Teste Gestáltico Visomotor de Bender, 6) tarefa de teoria da mente e atividade lúdica de reconhecimento de expressões faciais com a criança. Em paralelo, solicitou-se uma avaliação psiquiátrica. Os dados obtidos por meio da CARS apontaram para presença de sinais leves de TEA. No teste R-2, F. apresentou um desempenho médio-inferior e no Teste Gestáltico Visomotor de Bender, devido às dificuldades apresentadas por F. na realização da atividade, não foi possível realizar a pontuação. Dificuldades na comunicação e na capacidade simbólica foram observadas nas atividades lúdicas propostas para F. Apesar dos resultados supracitados, não foi possível concluir que F. se encontra no espectro autista. Assim, foi indicado a F. acompanhamento multidisciplinar (incluindo profissionais da psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, neuropediatria e psicomotricista) para que se possa desenvolver suas habilidades cognitivas e sociais, minimizando as suas dificuldades e otimizando seu desempenho acadêmico e suas interações sociais.

Palavras-chave:
 Transtorno do Espectro Autista, Avaliação Psicológica, Autismo