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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 682-1

Poster (Painel)


682-1

Estudo de evidências de validade para o teste CAT-H

Autores:
Tardivo, LSPC3, Miguel, A4, Moraes, MCV2, Tosi, SMVD1, Miserochi, JSR1, Esteves, C1
1 VETOR EDITORA - Vetor Editora Psico-Pedagógica Ltda, 2 PUC - Pontifícia Universidade Católica, 3 USP - Universidade de São Paulo, 4 FAINC - Faculdades Integradas Coração de Jesus

Resumo:
Resumo Geral

A avaliação psicológica trata-se do levantamento de informações a respeito de um indivíduo, com o objetivo de tomada de decisão. Os testes psicológicos, de acordo com a Lei nº 4.119/62, são de uso privativo da profissão e, para que sejam aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, devem atender a determinadas exigências, como por exemplo, a apresentação de estudos de evidências de validade satisfatórios. A validade refere-se àquilo que o teste mede e o quão bem ele faz isso. Tais estudos são considerados de extrema importância para o desenvolvimento e avaliação de testes psicológicos bem como para atestar sua qualidade. Existem uma série de métodos para a avaliação da validade, sendo um deles conhecido como validade convergente que se trata da identificação de padrões de convergência entre os escores do teste e critérios externos e independentes que, de alguma forma, meçam o que o teste pretende medir. Dentre as técnicas projetivas, destacam-se o CAT-H e o TAT. O objetivo deste estudo foi comparar os resultados de crianças que se submeteram ao CAT-H e ao Teste de Apercepção Temática (TAT). A amostra foi composta por 60 crianças distribuídas igualmente em relação ao gênero, com idades entre 7 e 12 anos (M= 9,5 anos; DP= 1,72) e escolaridade entre o primeiro até o sexto ano do ensino fundamental. Os testes foram aplicados com intervalo mínimo de 10 e máximo de 15 dias e interpretados de acordo com seus respectivos manuais de instrução. Foi calculada a correlação linear de Pearson para cada uma das dimensões individuais avaliadas pelos testes, para os totais positivos e totais negativos, nos dois instrumentos aplicados. Os resultados apontaram que a maioria das correlações foram estatisticamente significantes, o que confirma a evidência de validade convergente do teste CAT-H, capaz de avaliar os aspectos relativamente estáveis do funcionamento da personalidade infantil.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, evidências de validade, teste projetivo, CAT-H