Oral (Tema Livre)
683-1 | O HTP NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO | Autores: | MEDEIROS, E. T.D.1 1 UNICHRISTUS - Centro Universitário Christus |
Resumo: Resumo Geral
Introdução: Realizou-se o Psicodiagnóstico de B., menino de 8 anos, com queixas de comportamento infantilizado; precisando de orientação e acompanhamento constante; chora e apresenta fala de criança pequena; tem medo de ficar só. Está no 3º ano do Ensino Fundamental, mas apresenta problemas na leitura e escrita quase ilegível. Foram realizadas entrevistas com a avó materna, com quem vive, desde os 3 anos de idade, junto de um irmão mais velho. A mãe é falecida, tendo sido assassinada, quando viviam fora do Brasil. Não tem contato com o pai (que é suspeito de ter cometido o crime).
Objetivo: Investigar questões sócio-afetivas e comportamentais.
Método: Nesse estudo foi empregado o método clínico-qualitativo, com base em estudo de caso que é indicado por permitir a compreensão dos significados.
Resultados: Foram aplicados instrumentos psicológicos, entre os quais o HTP, foco dessa apresentação. A partir da análise dos desenhos foram observados diversos indícios de imaturidade na produção. E ao mesmo tempo, B. denota sinais de tensão, ansiedade e hostilidade. Há ainda indícios de oposição, dependência e regressão. Na análise de aspectos de conteúdo, em especial na figura humana, há indícios de inadequações relevantes. Pela irregularidade do desenho da cabeça, pela falta de traços faciais, problemas de localização e uso da folha. Os instrumentos favoreceram a compreensão das dificuldades que B enfrenta e se manifesta em seu comportamento, relacionamentos e na escola.
Conclusão: Os desenhos evidenciam toda a imaturidade e o sofrimento que esse menino apresenta ao lidar e contatar com a realidade, que trouxe a ele intensa dor.
Palavras-chaves: Psicodiagnóstico, HTP; Crianças.
Palavras-chave: Psicodiagnóstico, HTP, Crianças |