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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 689-2

Oral (Tema Livre)


689-2

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
OLIVEIRA, MERCIA, C.1, LIMA, A. R. L.1, SANTOS, J. C. G. dos1, SILVEIRA, R.U. da1
1 UNICATÓLICA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ

Resumo:
Resumo Geral

Ao tomarmos como ponto de partida a assertiva de Neiva (2007) de que “o futuro é incerto”, e temos que a escolha profissional é um encargo do qual se reflete no futuro, pode-se aferir que este processo é uma das grandes, se não uma das principais razões de conflitos existenciais de ampla parcela não só de adolescentes, mas de diferentes faixas etárias. Pensando nisso, o Programa de Orientação Profissional nas Escolas-POPE oferece o serviço de Orientação Profissional, nas modalidades psicométrica e informativa, favorecendo assim, a escolha mais clarificada por parte dos sujeitos que participam do processo. Este programa é institucional e conta com apoio da direção e marketing da IES e tem a participação de quinze discentes extensionistas e um docente-psicólogo do curso de psicologia, consistindo na aplicação do teste Avaliação dos Interesses Profissionais-AIP, bem como na devolutiva dos resultados na forma de uma palestra a estudantes do 3° ano do Ensino Médio das escolas públicas e particulares da região do Sertão Central Cearense. Dentro do período de um ano, foram aplicados 1.200 testes e realizadas 22 devolutivas em 15 escolas. Portanto, se constitui como objetivo do presente trabalho, o relato de experiência das autoras durante o período em que sucedeu a participação das mesmas no programa. Dito isso, conclui-se que o POPE proporciona aos extensionistas a oportunidade de entrar em contato com a Orientação Profissional grupal, com o mais variado público, desmistificando assim, a figura do psicólogo como unicamente clínico, além de prestar um serviço de relevância social.

Palavras-chave:
 orientação profissional, escolha profissional, estudantes, experiência