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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 704-1

Oral (Tema Livre)


704-1

ESTUDO SOBRE EXPRESSÃO DE CONTEÚDOS E TRAÇOS ESTEREOTÍPICOS DE CRIANÇAS ACERCA DA COR DE PELE

Autores:
DE, S. S.M.2, Cerqueira, Ícaro2, Dutra, Gessica2, Terra Nova, Carolina2, Matos, Ornan2
2 UNIFACS - Universidade Salvador

Resumo:
Resumo Geral

O processo de socialização é um processo de ação e interação da criança com o mundo exterior, durante o qual se formam as estruturas de consciência devido a transmissão da cultura, conhecimentos, técnicas, valores, símbolos, representações, normas e papéis sociais. Desta forma, o presente estudo parte da investigação de como o processo de socialização influencia a reprodução e/ou reflexão de traços e conteúdos estereotípicos na criança frente a outra criança em razão de sua cor de pele. No primeiro estudo, foram selecionadas 200 crianças, sendo 125 crianças classificadas pelos juízes como negras e 75 brancas, com faixa etária entre 8 a 11 anos de idade ("x" =10; "s" = 1,41). Elas foram solicitadas a se classificarem quanto a cor de sua pele e também a exporem seus pensamentos com o uso de traços e conteúdos estereotípicos relacionados à atratividade física, capacidade cognitiva, comportamento normativo e nível socioeconômico. No segundo estudo, os participantes foram constituídos por 30 mães de crianças negras participantes do estudo. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e o DIT – Questionário de Opiniões Sociais. A partir dos resultados encontrados, a criança branca apresenta um menor espectro de cores. No entanto, os itens da escala de categorização da cor de pele não apresentaram tendências a distinguirem significativamente a criança branca e negra apresentadas em fotos, com exceção das características de atratividade física e nível socioeconômico. As diferenças de estágio de desenvolvimento moral das mães também não se mostraram diretamente relacionadas com as escolhas e preferências de características e/ou estereótipos da criança, ainda que as mães demonstrem um nível convencional de desenvolvimento moral. O processo de socialização não se torna imperativo em termos de crenças, estereótipos ou comportamento moral, mas provoca contextos onde a criança se coloca como um sujeito capaz de intervir e repensar as situações expostas.

Palavras-chave:
 Estereótipos, Desenvolvimento moral, Crianças