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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 704-2

Oral (Tema Livre)


704-2

VALORES HUMANOS E A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: ANÁLISE DE UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores:
DE, S. S.M.1, Cerqueira, Ícaro1, Dutra, Gessica1, Terra Nova, Carolina1, Matos, Ornan1
1 UNIFACS - Universidade Salvador

Resumo:
Resumo Geral

A teoria funcionalista dos valores humanos é um projeto integrativo que busca unificar dois modelos internacionais mais difundidos acerca dos valores. A teoria reúne aspectos tanto da tipologia motivacional dos valores de Schwartz (1992), quanto do modelo dos valores materialistas e pós-materialistas de Inglehart (1977). Tomando como base esta teoria e olhando para a formação do psicólogo, busca-se identificar as dimensões dos valores humanos priorizados pelos estudantes de psicologia. Segundo Amendola (2014), o lugar do psicólogo é fundamentalmente ético, uma vez que este profissional deve se posicionar frente às demandas, questionando suas ações para que não transforme o exercício de sua profissão em uma prática opressiva, adestradora ou de normalização. Participaram deste estudo 205 estudantes de graduação em Psicologia de quatro universidades/faculdades da cidade de Feira de Santana/BA. A idade dos participantes variou entre 19 a 49 anos (X & #773; = 25,7; s = 7,8), sendo 159 (77,6%) do sexo feminino e 46 (22,4%) do sexo masculino. Dos 205 alunos, 41 estão cursando entre o primeiro e terceiro semestres, 81 entre o quarto e sexto semestres, e 83 entre o sétimo e décimo semestres. Os instrumentos foram um questionário sociodemográfico e o questionário de Valores Básicos. Os resultados apontam para uma maior importância atribuída aos valores ligados a subfunção Existência. Esta subfunção compreende os valores mais claramente definidores do motivador materialista, e representa a necessidade mais básica de sobrevivência do homem (biológica e psicológica), além da necessidade de segurança (MASLOW, 1954). Estes valores são compatíveis com as orientações pessoal e social, sendo, portanto, considerados centrais. Estes dados expõem a necessidade de uma formação que acentue valores mais humanitários e idealistas. Os estudantes devem pensar em responsabilidade social, o acesso da população às informações sobre a ciência psicológica, e exercício digno da profissão e criticidade quanto às relações de poder.

Palavras-chave:
 Formação, Valores Humanos, Ética