Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 705-1

Poster (Painel)


705-1

MONITORIA DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE UM CURSO DE PSICOLOGIA DO ALTO TIETÊ

Autores:
BONFÁ, B.1, SILVA, N. R.1, ANACLETO, G. M. C.1, RODRIGUES, D. S.1, SOUZA, A. A. F.1
1 UMC - Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo:
Resumo Geral

O monitor torna-se no campo acadêmico uma extensão do professor fora da sala de aula, na disciplina de avaliação psicológica algumas universidades oferecem esse dispositivo. Na instituição analisada a disciplina é disposta em quatro semestres (Avaliação I, II, III, IV), sendo aqui apresentados resultados do 2º semestre de 2016, representados pelos 4º e 5º períodos respectivamente, do curso de Psicologia, dos quais são trabalhados os testes Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMS 4º período) e Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC III 5º período). Objetivou-se apresentar os dados quanto ao tempo e uso de monitoria no segundo semestre de 2016. A monitoria é feita por dois alunos, sendo um do 10º e um do 8º período, contemplando 15 semanas com total de 224 horas dividas para cinco turmas, sendo três com a avaliação do EMMS e duas com WISC III, totalizando 217 alunos. A participação durante o semestre foi de 17,50% do total de alunos, sendo que um mesmo aluno poderia procurar o monitor quantas vezes achassem necessário, essa procura se deu em 87 vezes. Do total de horas da monitoria 53,60% não foi utilizada pelos alunos, visto que os monitores permaneceram disponíveis em plantão de dúvidas. A categoria “treino” apresentou 40,20% nesse período os monitores foram procurados por 38 alunos para discussão e execução da aplicação do teste sem o paciente/cliente. Os monitores também acompanhavam atendimentos quando requisitados pelo professor, aluno ou quando ocorria no horário da monitoria contemplando 4% das horas. As últimas 2,20% das horas foram utilizadas para um treino direcionado, a pedido de um grupo com 26 alunos, o que ocorreu em um único dia. Assim, conclui-se que a monitoria foi utilizada por um número pequeno de alunos e que os monitores não utilizaram o total de horas disponibilizadas pela não procura dos estudantes.

Palavras-chave:
 EMMS, WISC, Monitores