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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 706-1

Poster (Painel)


706-1

MICROCEFALIA: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM

Autores:
SOUSA, D. C.D.1, DULCE CORREIA DE SOUSA NETA1
1 UNIARA - UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA, 2 UNIARA - UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA

Resumo:
Resumo Geral

RESUMO Atualmente, nota-se o surgimento do número de crianças com microcefalia no Brasil. Uma geração de crianças acometidas com essa patologia que vivenciará as fases do seu desenvolvimento de forma limitada causadas pelos prejuízos neurológicos. Objetivo Geral foi: investigar as Possibilidades de Aprendizagem de uma Criança com Microcefalia, identificando Objetivos específicos como: Atuação dos processos cognitivos durante fases de desenvolvimento; descrever prejuízos cognitivos pela lesão cerebral; quais as principais limitações de recepção de informações enfrentadas; Encontrar as capacidades de aprendizagem através da estimulação. Realizou-se pesquisa Bibliográfica, autores que já trataram direta ou indiretamente do assunto, a elaboração teve como base materiais já publicados. Utilizou-se o método Qualitativo, Descritivo, identificando e descrevendo as características de indivíduo ou fenômeno. Através desta pesquisa identificou-se quais as possibilidades de desenvolvimento de criança com microcefalia. Investigou-se os processos de recepção das informações; Analisado a vida pregressa dessas crianças na produção e aquisição de conhecimentos. Um dos possíveis motivos da causa é transmitido pela picada de um mosquito chamado Zika Vírus. Não há prova da relação do mosquito com microcefalia. A neurociência se destaca com descobertas trazendo para pesquisadores uma diversidade de conhecimentos na área. As possibilidades de aprendizagem de uma criança com microcefalia encontra-se através de uma intervenção integral durante fases do desenvolvimento; a função dos processos cognitivos irá emergir conforme cada caso a partir das condições neurológicas e não de uma doença; Uma intervenção precoce inicia o processo de estimulação precoce já nos primeiros dias de vida, pois a probabilidade do cérebro da criança se desenvolver por meio da plasticidade neural é bem maior; a microcefalia tem graus de comprometimento. Palavras chaves: Microcefalia, Prejuízos Neurológicos, Aprendizagem, Desenvolvimento

Palavras-chave:
 MICROCEFALIA, PREJUÍZOS NEUROLÓGICOS, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO