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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 708-1

Poster (Painel)


708-1

Estudo descritivo de psicodiagnósticos de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem

Autores:
MARCILIO, Fabiane Cristina Pereira1, ENNES, Julia Vazquez1, ROCHA, Carolina Marchese Tirelli2, PRATES, Érica1, SILVA, Mônia Aparecida da1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 FACOS - Faculdade Cenecista de Osório

Resumo:
Resumo Geral

A demanda de psicodiagnóstico tem crescido consideravelmente, principalmente por parte de pais preocupados com o desenvolvimento de seus filhos e encaminhamentos pela escola. O psicodiagnóstico é importante, pois permite a compreensão da criança e a identificação de problemas que necessitam intervenções terapêuticas. A dificuldade de aprendizagem é uma das principais demandas do psicodiagnóstico na infância. O objetivo deste trabalho foi avaliar características do processo avaliativo de crianças de até 12 anos com essas queixas. Para isso, foi realizado um estudo descritivo com 73 crianças atendidas em um serviço-escola entre 2014 e 2016, o que correspondeu a 56,6% do total de pacientes atendidos (129 casos). O psicodiagnóstico foi realizado com 6 a 10 sessões e incluiu entrevistas com os responsáveis, hora lúdica com a criança e uso de testes psicológicos. Os testes mais frequentemente utilizados foram HTP (53 casos), WISC-IV (43), Escalas para Avaliação de TDAH (37), CAT-A (30) e Provas de Leitura e Escrita - PROLEC (27). Os resultados indicaram que 40 crianças receberam diagnóstico, sendo mais frequentes: Deficiência Intelectual Leve (14), Transtorno Específico de Aprendizagem (TA) da Leitura (9), TA de Escrita (8) e TDAH (8). Tiveram 12 casos que apresentaram mais de um diagnóstico, sendo mais frequente a comorbidade entre os TA de Leitura e TA de Escrita (8). Apesar de alguns pacientes não terem recebido diagnóstico, todos apresentaram sintomas clinicamente relevantes na conclusão, principalmente dificuldade de aprendizagem (42), problemas ambientais/familiares (18) e desatenção (19). Concluiu-se uma correspondência entre a percepção dos pais e da escola (a queixa) e os resultados da avaliação. A maioria dos diagnósticos foi de Deficiência Intelectual, TA e TDAH que estão diretamente relacionados com a queixa de dificuldade de aprendizagem. Os achados reforçam a importância de considerar a percepção de quem convive com as crianças em diferentes contextos no planejamento do psicodiagnóstico.

Palavras-chave:
 Dificuldade de Aprendizagem, Infância, Psicodiagnóstico