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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 709-1

Poster (Painel)


709-1

COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS DO TESTE INTELIGÊNCIA BFM-3 –TRAP EM TRÊS CIDADES DO ESTADO DO PARANÁ

Autores:
DE, F.F.1, Arsuffi, E. S. 1, Miserochi, J. S. R.1, Lance, A. C. N.1, Esteves, C.1, Silva, F. C.1
1 VETOR EDITORA - Vetor Editora Psicopedagógica Ltda

Resumo:
Resumo Geral

A Inteligência é um construto amplamente discutido na literatura científica, entre as definições que pode-se citar a que a define como uma capacidade da pessoa para lidar com os problemas que encontra em seu dia a dia, sejam eles pessoais ou que surjam em suas atividades profissionais e escolares. O Teste BFM-3 – TRAP tem por objetivo avaliar o raciocínio lógico em motoristas e uma de suas indicações é a avaliação de pessoas que estão no processo de obtenção ou renovação da Carteira Nacional de habilitação (CNH). Dessa maneira, o objetivo do presente trabalho foi comparar os resultados do Teste BFM-3 – TRAP em três diferentes cidades o estado do Paraná: Nova Esperança, Londrina e Curitiba. A amostra foi composta por 899 pessoas que participavam de avaliação psicológica para obtenção ou renovação da CNH, com idades entre de 18 a 77 anos (M=22,23 anos; DP=11,02). Em relação ao sexo 54,3% pertenciam ao grupo masculino e 45,7% ao feminino. As escolaridades variaram entre o ensino fundamental (31%), ensino médio (55,3%) e ensino superior (13,7%). Foram comparadas as médias dos grupos em função da cidade e escolaridade dos participantes. Os resultados diferenciaram significativamente apenas entre as cidades de Nova Esperança e Londrina. Quanto a escolaridade, as diferenças entre as médias foram estatisticamente significantes (p < 0,001). Também foram calculadas as correlações entre a idade e o total de pontos, sendo todas negativas e de magnitude moderada (p < 0,01). Os resultados justificam a necessidade de elaboração de tabelas separadas por escolaridade para as regiões de Londrina e Nova Esperança. As correlações negativas com a idade são uma evidência de validade do instrumento.

Palavras-chave:
 Inteligência, Avaliação psicológica, Psicologia do trânsito