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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 720-1

Poster (Painel)


720-1

Memória de trabalho e o desempenho escolar em leitura, escrita e matemática.

Autores:
SILVEIRA, L. M.1, VIAPIANA, V. F.1, SARTORI, M. S.1, GONÇALVES, H. A.1, FONSECA, R. P.;1, GIACOMONI, C. H.2, STEIN, Lilian Milnitsky1
1 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

INTRODUÇÃO: A memória de trabalho (MT) tem sido considerada um dos principais mecanismos neurocognitivos preditores da aprendizagem da leitura, escrita e matemática. No entanto, ainda não há consenso na literatura sobre a associação dos diferentes componentes da MT e aprendizagem das diferentes habilidades escolares. OBJETIVO: Investigar a relação entre desempenho escolar e os componentes da memória de trabalho, bem como oferecer evidências de validade convergente para o TDE-II. MÉTODO: Participaram deste estudo 80 estudantes, com idade média de 8,17 anos (DP=1,28) de primeiro a quarto ano do ensino fundamental de três escolas públicas e duas privadas de Porto Alegre e Região Metropolitana. Incluiu-se de 18 a 24 estudantes por ano escolar e controlou-se a distribuição quanto ao tipo de escola e sexo, sendo 55% de escola privada e 50 % meninos. Os estudantes responderam os Subtestes de Escrita, Leitura e Aritmética do TDE-II, o Subteste Dígitos do WISC-III, e o Subteste de MT Visuoespacial do NEUPSILIN-INF. Os dados foram submetidos a Análise Correlacional de Pearson. Resultados: O Subteste MT Visuoespacial apresentou correlação moderada com o Subteste de Aritimética (0,55 p < 0,01), Leitura (0,49 p < 0,01) e Escrita (0,51 p < 0,01). Já o Subteste de Dígitos (Ordem Inversa) obteve magnitudes correlacionais moderadas com os Subtestes de Aritimética (0,45 p < 0,01) e Escrita (0,45 p < 0,01), e correlação fraca, com o Subteste de Leitura (0,27 p < 0,05). CONCLUSÃO: De forma geral os resultados mostram que ambos os componentes da MT (fonológico e visuoespacial) são associados ao desempenho escolar. Sugere-se que além destes componentes da MT, o desempenho escolar está relacionado ao buffer episódico, o qual possibilita a integração de informações verbais e visuoespaciais. Ademais, os resultados oferecem uma importante evidência de validade convergente para os subtestes do TDE-II.

Palavras-chave:
 Aritmética, Escrita, Leitura, Memória de Trabalho, Teste de Desempenho Escolar