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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 722-2

Poster (Painel)


722-2

Estudo Psicométrico da Escala de resiliência (RSA) para crianças

Autores:
Maria Aline Rodrigues de Moura 3, Laila Barbosa Reis de Santana3, Antonio Roazzi 2, Leonardo Rodrigues Sampaio 1, Pâmela Rocha Bagano Guimarães 3, Franciela Felix de Carvalho Monte 3, Denise Dias Almeida 2, Débora Alves de Amorim 2
1 UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco , 2 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 3 UPE - Universidade de Pernambuco

Resumo:
Resumo Geral

O homem é envolvido por diversas situações como eventos protetivos e estressores/risco que podem influenciar o processo do desenvolvimento. Contudo, ele é capaz de desenvolver a habilidade de resiliência na qual consegue enfrentar com seu repertório protetivo as demandas estressoras. Estudos latino-americanos nas últimas décadas tentam construir instrumentos que possam analisar as relações de proteção e risco e como elas interagem no desenvolvimento da resiliência. Assim, o presente estudo teve como objetivo adaptar a Escala de Resiliência (RSA) para o público infantil. Incialmente realizou-se adaptação semântica por peritos da área, na qual a RSA ficou com 36 itens distribuídos em cinco dimensões que avaliam: componente familiar, competência social, competência pessoal, apoio social e planejamento do futuro. Foi realizado um teste piloto com 40 crianças em que foi possível identificar, a partir da análise fatorial exploratória, dois fatores que apresentaram bons índices de consistência interna, sendo eles competência pessoal (α=0,708) e coesão familiar (α= 0,806). Já no estudo de validação da RSA, participaram 111 crianças do sexo masculino (n=48) e feminino (n= 63), estudantes de uma escola municipal da cidade de Juazeiro-BA, com idades entre 7 e 10 anos. Verificou-se as dimensões que compuseram a RSA realizando a Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) de modo que o coeficiente de alienação 0,1582 mostrou-se adequado para o tratamento dos dados. Após a investigação com a SSA, coordenada de 1x2 da solução 3D, notou-se a prevalência de dois fatores, a competência pessoal (agrupou 12 itens que demonstram e investigam a habilidade do sujeito em acreditar em si), e a coesão familiar (composta por 8 itens que investigam as relações do sujeito com seu círculo familiar). Conclui-se que embora a RSA tenha se mostrado eficiente na investigação da resiliência, faz-se necessário novos estudos que aprimorem suas propriedades psicométricas para seu uso em crianças.

Palavras-chave:
 Escala, Estressores, Fatores protetivos, Resiliência, Riscos