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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 735-2

Poster (Painel)


735-2

Contribuições da Avaliação Neuropsicológica para a Reabilitação da Deficiência Intelectual

Autores:
MONTEIRO, O.A.1, Jacqueline Carvalho1, Alexandre Herenio3, Daniela Campos1,2, Larissa Ferreira2, Camila Silva1
1 PUC GOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2 FESGO - Faculdade Estácio de Sá de Goiás, 3 SEAP - Superintendência Executiva da Administração Penitenciária

Resumo:
Resumo Geral

Deficiência Intelectual (DI) refere-se aos déficits das capacidades mentais, como solução de problemas, raciocínio, planejamento, juízo crítico, memória, linguagem, aprendizagem, praxia e atenção. Esses déficits acarretam em prejuízo no funcionamento adaptativo, conceitual, social e prático do sujeito, dificultando assim a sua comunicação e interação com o meio. O presente estudo descreve uma avaliação neuropsicológica (ANP) de uma criança/adolescente com idade cronológica de 12 anos e idade mental oscilando entre cinco e sete anos, cujos escores do funcionamento cognitivo caracterizou deficiência intelectual leve. Na época da avaliação, o sujeito residia com os avós, estava cursando o quarto ano do ensino fundamental em uma escola regular e frequentava uma instituição que oferecia atendimentos especializados para pessoas com deficiência mental. Para avaliação neuropsicológica foram utilizados testes psicológicos (WISC-IV, D2, Figuras Complexas de Rey, Teste dos Cinco Dígitos - FDT, Método de Rorschach), entrevistas com os responsáveis e com professores, além de materiais de papelaria. Durante o procedimento, o adolescente mostrou-se colaborativo para realização das atividades. Os resultados da avaliação demonstraram que o sujeito apresentou atraso geral no desenvolvimento cognitivo uma vez que revelou limitações nas habilidades verbais, prejuízo na atenção, funções executivas, percepção e memória, o que traz dificuldade acentuada na execução das atividades de vida diária, escolar e nos relacionamentos sócio-afetivos. A ANP foi fundamental neste caso, revelando seu quadro cognitivo, comportamental e emocional para apontar encaminhamentos e otimizar o seu funcionamento adaptativo que determina o nível de apoio necessário e auxilio no direcionamento do tratamento e da intervenção, minimizando as consequências negativas nos aspectos pessoal, social, familiar e escolar. O fracasso desencadeia julgamento, condenação, exclusão, culpa, baixa auto estima, baixo autoconceito e isolamento, mas a ANP decifra o sujeito, seu ambiente familiar e escolar dando-lhe a possibilidade de novos caminhos a serem percorridos, revelando o nexo causal do “fracasso”, pois a aprendizagem é multifatorial e se tem ensino tem que ter aprendizagem.

Palavras-chave:
 Deficiência Intelectual, Aprendizagem, Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação