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736-1 | MEDINDO A GANÂNCIA: ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA PARA O CONTEXTO BRASILEIRO | Autores: | Elis Marques1, Leogildo Alves 1, Diego Loureto 1, Dayse Nascimento 2, Bruna Falcão 3 1 UFRR - Universidade Federal de Roraima, 2 IFPB - Instituto Federal da Paraíba, 3 UFPB - Universidade Federal da Paraíba |
Resumo: Resumo Geral
A ganância é um dos construtos sociais mais antigos da história da humanidade, sendo um objeto de reflexão em textos filosóficos, psicológicos, de teologia política, da ética e da economia, durante séculos. Em uma definição mais propriamente psicológica, a ganância é entendida como a tendência de um indivíduo querer sempre mais, nunca estando satisfeito com o que possui em um dado momento. Embora, muito se tenha escrito sobre a ganância, escassos são os casos em que aspectos empíricos são considerados. Dentro desse cenário, só recentemente observam-se esforços no sentido de superar o cenário unicamente teórico em que o referido construto vem sendo tratado no âmbito da literatura em geral. Em razão da importância do construto da ganância e considerando que não foi encontrado qualquer estudo no Brasil em que este fosse avaliado, decidiu-se adaptar para o contexto brasileiro a Escala de Disposição Frente à Ganância (EDG), reunindo evidências preliminares de seus parâmetros psicométricos. Para tanto, contou-se com uma amostra de conveniência de 233 estudantes universitários (média de idade de 23,7 anos, DP = 5,77). A coleta dos dados foi realizada online (via Survey). Os participantes responderam perguntas demográficas (escolaridade, estado civil, sexo e idade) e a versão em português da EDG. Os dados foram analisados no programa estatístico R (R Development Core Team). Após checadas sua validade semântica e fatorabilidade da matriz de correlações, verificou-se uma estrutura unidimensional (0,64), explicando 36% da variância total. Conclui-se que a EDG reúne evidências preliminares de validade e precisão, sendo passível de ser empregada em estudos futuros que tenham em conta tal construto no Brasil.
Palavras-chave: ganância, validação, adaptação, contexto brasileiro |