Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 737-1

Oral (Tema Livre)


737-1

TESTE DE HABILIDADES DE VISUALIZAÇÃO JUVENIL (THV-J) EM ADOLESCENTES: ADAPTAÇÃO E EVIDENCIAS VALIDADE CONVERGENTE

Autores:
SILVA, R. M.D.1, Nascimento, A. M. 1, Roazzi, A.1
1 UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 2 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Resumo:
Resumo Geral

As imagens mentais visuais tratam-se da ocorrência de experiências visuais na ausência de estímulo visual externo, estando intimamente relacionada ao sistema visual e as habilidades espaciais. Em âmbito nacional nota-se a carência de instrumentos para aferição das diferenças individuais na capacidade de manipulação de imagens mentais. Visando preencher esta lacuna, a presente investigação objetivou validar uma versão adaptada do Teste de Habilidades de Visualização (THV-J) entre adolescentes, avaliando suas qualidades psicométricas e evidencias de validade de convergente. Participaram do estudo 278 estudantes, sendo 71 alunos do 7º ano com idades de 12 e 13 anos e 79 alunos do 9º ano com idades de 15 e 16 anos de 3 escolas públicas. Participaram também 71 alunos do 7º ano com idades de 12 e 13 anos e 57 alunos do 9º ano com idades de 15 e 16 anos de 2 escolas privadas. Quanto ao sexo participaram 142 meninas (51%) e 136 meninos (49%), todos estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas situadas em Recife-PE. Os adolescentes responderam ao Teste de Habilidades de Visualização Juvenil e a Bateria de Provas de Raciocínio. Também coletou-se as notas escolares e índices de frequência dos participantes. A análise fatorial revelou apenas um fator, composto por 9 itens, para a série Self denominado de Visualização Self com Alfa de Cronbach ( & #945;) no valor de .78. A série Não-Self apresentou-se unifatorial, fator denominado de Visualização Não-Self, composto por 9 itens e & #945; no valor de .83. O THV-J em suas duas séries apresentou bons índices psicométricos e evidências de validade convergente apresentando correlações positivas com as notas escolares, com todas as habilidades de raciocínio, com o escore geral da BPR-5 e correlações negativas com a quantidade de faltas na escola.

Palavras-chave:
 Imagem mental, Visualização, Habilidades, Validação


Agência de fomento:
CNPQ