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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 744-1

Poster (Painel)


744-1

HÁ RELAÇÃO ENTRE NÍVEL INTELECTUAL E DIFERENTES COMPONENTES DE FUNÇÕES EXECUTIVAS?

Autores:
BRUNA2, SILVEIRA, L. M.1, GONÇALVES, H. A.1, VANISA, F.V.1, SARTORI, M. S.1, GIACOMONI, C.H.3, STEIN, L.M.1, FONSECA, R.P.1
1 PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2 UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis, 3 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

INTRODUÇÃO: A relação entre funções executivas (FE) e nível intelectual ainda não é consensual na literatura. Neste contexto é relevante conduzir estudos que investiguem as associações entre inteligência e diferentes componentes de FE em crianças. OBJETIVOS: investigar se há relação entre inteligência, memória de trabalho e controle inibitório em crianças. MÉTODO: Foram avaliadas 44 crianças de 1° a 9° ano de escola pública, de ambos os sexos (54,5% meninos), com idade média de 10,35 anos (DP=2,93). Dezesseis participantes apresentavam nível intelectual limítrofe ou deficiente (QI & #8804; 80) e 28 participantes tinham QI superior a 81. Para aferição de QI utilizou-se a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência-WASI e para avaliação das FE o Teste Hayling Infantil, Teste de Cancelamento dos Sinos – TS3, a tarefa Go-No Go Auditiva Memória de Trabalho Visuoespacial (NEUPSILIN-Inf), tarefa SPAN Auditivo Palavras em Sentenças (NEUPSILIN), subteste Dígitos Ordem Inversa (WISC-III) e subteste Aritmética (WISC-IV). RESULTADOS: Realizou-se análise de correlação de Pearson que apontou associações moderadas significativas do nível intelectual com os escores do Teste Hayling (indicativos de controle inibitório). Por outro lado, não foram identificadas correlações entre QI e os escores das tarefas de memória de trabalho. CONCLUSÃO: o nível intelectual pode não apresentar um padrão de relação com diferentes componentes de funções executivas. É possível que em crianças de outras faixas etárias e/ou de escola privada a relação seja diferente da encontrada neste estudo que avaliou apenas crianças de escola pública e com idade entre 8 e 12 anos. Assim, sugere-se que estudos que investiguem a relação entre inteligência e FE sejam conduzidos com amostras mais variadas.

Palavras-chave:
 Déficits Intelectuais, Funções Executivas, Avaliação Neuropsicológica