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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 747-1

Poster (Painel)


747-1

Assédio moral no trabalho: percepção e impacto afetivo

Autores:
GEOVANNA, G. D. F.C.1, Daniela, C.C1
1 PUC GO - Pontifícia universidade Católica de Goiás

Resumo:
Resumo Geral

O assédio moral foi definido por Hirigoyen (2015) como qualquer conduta abusiva que se manifeste por meio de gestos, palavras, comportamentos, de forma repetitiva e sistematizada. As agressões podem ser de ordem física, psicológica e contra a dignidade de um trabalhador, ameaçando seu emprego ou contribuindo para a degradação do clima organizacional. Existem quatro tipos de assédio, sendo eles: o assédio vertical descendente (do superior para o colaborador), assédio horizontal (entre colaboradores), assédio ascendente (dos colaboradores para a chefia) e o assédio misto (inicia como um assédio horizontal e depois se torna assédio vertical descendente). Tolfo e Oliveira, 2013 diferenciam o assédio moral interpessoal (prejudicar ou eliminar o trabalhador na relação com os outros) e o assédio moral organizacional (atingir o trabalhador por meio de estratégias organizacionais de constrangimento). O presente trabalho teve como objetivo averiguar se as mulheres maiores de 18 anos e que estão ativas no mercado de trabalho sabem o significado do assédio moral e investigar se as participantes já foram vítimas de assédio moral no trabalho e se houve impacto psicológico proveniente do assédio sofrido. Este objetivo torna-se relevante na medida em que são comuns os casos de assédio moral no trabalho e muitos desses casos não são reconhecidos pela vítima. O estudo utilizou um questionário sócio demográfico e as escalas de Percepção de Assédio Moral no Trabalho – EP-AMT e a Escala de Impacto Afetivo do Assédio moral no Trabalho – EIA-AMT que tiveram que sofrer algumas alterações para verificar o assédio moral vertical e horizontal. Foi possível identificar que a maior parte das pessoas participantes dessa pesquisa sabe o significado do assédio moral, porém, de acordo com as escalas aplicadas, poucas relataram ter sido vítimas de assédio moral.

Palavras-chave:
 Assédio moral, Percepção, Impacto


Agência de fomento:
Pontifícia universidade Católica de Goiás