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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 757-1

Poster (Painel)


757-1

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA COGNITIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
MARCELO, A.1, C.R.Martins1, L. J. B. FREITAS1
1 FAN - Faculdade Nobre de Feira de Santana

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: A avaliação psicológica é uma área de formação básica em psicologia estando relacionada a um conjunto de habilidades que todo psicólogo deve adquirir ao longo de sua formação e deve estar aliada aos mais diversos conhecimentos. O curso de Psicologia da Faculdade Nobre de Feira de Santana/BA oferece em sua grade curricular quatro disciplinas voltadas para a avaliação psicológica. Cada uma delas possui carga horária teórica e prática, esta última tendo a contribuição de monitores selecionados no processo de seleção do programa de monitoria da instituição. Este estudo caracteriza-se em um relato de experiência dos acadêmicos em Psicologia durante as atividades de monitoria na disciplina de Avaliação Psicológica II, compreendido entre os meses de março e maio de 2016. Método: A turma foi dividida em oito equipes com encontros semanais, com duração de uma hora para cada grupo e os testes psicológicos selecionados foram sorteados aleatoriamente entre os grupos. Para a preparação dos encontros os monitores receberam orientações da professora titular da disciplina, bem como literatura específica para auxiliar nos estudos com os grupos de alunos. Resultados: Percebemos que as aulas práticas possibilitaram maior conhecimento dos instrumentos, tanto dos alunos atendidos quanto dos monitores. Houve uma maior aproximação com a professora da disciplina, facilitando a compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula associados aos instrumentos de avaliação. Houve ainda a possibilidade de conhecer novos colegas de curso, já que os monitores também são alunos, podendo compartilhar conhecimentos e experiências com os monitorados. Conclusão: Para o aluno de graduação a monitoria é muito importante para fortalecer a sua vida acadêmica e para a sua formação profissional, pois é através deste processo que é fortalecido a sua formação acadêmica e ainda é possibilitado ao aluno monitor a sua inserção na vida universitária e na iniciação das práticas docentes.

Palavras-chave:
 Avaliação psicológica, Monitoria, Ensino