Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 762-1

Mesa-Redonda


762-1

A Psicopatia em Autores de Violência Sexual Avaliada por meio do PCL-R e R-PAS

Autores:
CRISTINA, A.1, Teixeira, J. N. de S.1, Perissinotto, R. 1, Zilki, A. A. G. R.1, Pereira Jr., O. P.2
1 PUC GOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2 IGAP - Instituto Goiano de Avaliação Psicológica

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A Psicopatia em Autores de Violência Sexual Avaliada por meio do PCL-R e R-PAS (Autores: Ana Cristina Resende, Julia Nunes Teixeira, Rodrigo Perissinotto, Áquila Araújo Zilki, Omar Pinto Pereira Júnior) Os autores de violência sexual (AVS) contra crianças e adolescentes compõem um grupo heterogêneo de pessoas, provenientes de diferentes backgrounds. Mais da metade dos condenados por este crime que acabam de cumprir pena voltam para a penitenciária antes de um ano. Existe um grupo de pessoas que cometem esses crimes sexuais que podem apresentar traços de psicopatia, e esta mesa esta voltada para o estudo dessas pessoas. Desse modo, a mesa redonda foi composta por três estudos descritivos que buscam investigar traços de psicopatia em AVS contra crianças e adolescentes. Todos os participantes eram do sexo masculino e cumpriam pena em regime fechado em penitenciária. Os principais instrumentos utilizados foram o Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R) e o Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). O primeiro estudo descreve o desempenho dos AVS no PCL-R. O segundo estudo procura contrapor dois estudos de caso: um AVS considerado psicopata e um sem indício de qualquer transtorno no PCL-R. E o terceiro, busca discriminar e discutir à luz da teoria dois estudos de caso discrepantes em termos de traços de psicopatia, considerando o desempenho dos participantes no R-PAS. Os resultados dos estudos corroboram investigações de outros autores e sustentam que os AVS com traços de psicopatia apresentam diminuição da capacidade empática, mais crueldade na conduta sexual e experimentam o prazer com o sofrimento da vitima que é reduzida a objeto de degradação e rejeição. No R-PAS foram avalidas as questões referentes à Complexidade do protocolo, Engajamento e Processamento Cognitivo, Percepção e Pensamento, Estresse e Distress, Representação de si e do outro. As implicações desses resultados serão discutidas na mesa, bem como serão sugeridas pesquisas futuras.

Resumo Apresentador 1

Traços de Psicopatia em Autores de Violência Sexual (Autores: Julia Nunes de Souza Teixeira – PUC Goiás; Omar Pinto Pereira Junior - PUC Goiás; Ana Cristina Resende – PUC Goiás) Pessoas que possuem traços de psicopatia e comete crimes, normalmente, são responsáveis pela maior parte dos crimes violentos na maioria dos países. Também são considerados os mais indisciplinados nas prisões, com respostas insuficientes nos programas de reabilitação e possuem os índices mais elevados de reincidência criminal. Tratando-se de autores de violência sexual (AVS) contra crianças e adolescentes, é comum a pessoa cumprir pena por dois ou três crimes quando na verdade já cometeu mais do que cinquenta crimes sexuais. O presente estudo consiste em avaliar traços de psicopatia em um grupo de 30 AVS contra crianças e adolescentes, do sexo masculino, cumprindo pena em regime fechado, por meio do Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R). Assim, serão descritos os aspectos de personalidade que encontram-se mais comprometidos nessa amostra. Os participantes também serão discriminados em dois grupos quanto a frequência dos traços de psicopatia, assim como serão observadas as diferenças significativas entre eles e as relações entre traços de psicopatia e os dados sociodemográficos (tais como idade, escolaridade, profissão, estado civil, número de filhos), e os dados que caracterizam o crime (tais como, contexto intra e extra familiar, número de vítimas, idade da vítima, proximidade com o agressor). As diferenças entre os dois grupos ficou evidente, especialmente no que diz respeito à eloquência e encanto superficial, mentira patológica, manipulação e falta de empatia. As implicações desses resultados serão discutidas à luz da teoria, bem como serão sugeridas pesquisas futuras.

Resumo Apresentador 2

Avaliação de Autores de Violência Sexual Contra Criança por meio do PCL-R (Autores: Rodrigo Perissinotto – PUC Goiás; Áquila Araujo Gonçalves Rodrigues Zilki – PUC Goiás; Ana Cristina Resende – PUC Goiás) O abuso sexual de crianças e adolescentes figuram entre os crimes mais desprezados, seja no meio social ou mesmo criminal. No entanto, tais criminosos não possuem um perfil único. No sistema prisional é possível encontrar indivíduos que seduzem e induzem a criança a praticar atos libidinosos com eles, bem como com perfil sádico cujo ato sexual é praticado mediante grave ameaça e violência, apresentando ou não traço de psicopatia. A psicopatia é um construto psicológico um tanto complexo que envolve múltiplos comportamentos e disposições de personalidade. O presente trabalho aborda dois estudos de caso que teve como objetivo avaliar traços de psicopatia em autores de violência sexual (AVS) contra criança e adolescente. Os dois participantes cumpriam pena em regime fechado em penitenciária no estado de Goiás. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada e observação clínica para pontuação do PCL-R. O primeiro indivíduo obteve 39 de 40 pontos possíveis da escala, indicando transtorno global da personalidade, o segundo indivíduo obteve 10 pontos indicando ausência de transtorno de personalidade. Os dois estudos de casos, com diferentes níveis de comprometimento da personalidade, serão contrapostos e as implicações desses resultados serão discutidas na mesa.

Resumo Apresentador 3

O Autor de violência sexual com e sem traços de psicopatia avaliados mediante o R-PAS (Autores: Ana Cristina Resende – PUC Goiás; Áquila Araújo G. R. Zilki – PUC Goiás;Rodrigo Perissinotto – PUC Goiás) A literatura científica sobre os aspectos psicológicos de autores de violência sexual (AVS) aponta que essas pessoas possuem traços heterogêneos, no entretanto, algumas características se sobressaem: imaturidade, impulsividade, baixa autoestima, comportamentos antissociais, déficits em habilidades sociais, insensibilidade afetiva e rebaixamento da capacidade de discernir os comportamentos mais adequados em várias situações. Quando se trata AVS com traços de psicopatia os estudos indicam maior índice de reincidência no crime, requinte de crueldade, negação do crime e mais comprometimento neuropsicológico. Será apresentado nesta mesa dois estudos de caso com o objetivo fazer a descrição da personalidade de dois AVS, reclusos em instituição penal do estado de Goiás, cumprindo pena por estupro de vulneráveis, sendo um com traços de psicopatia e outro sem indício de qualquer transtorno. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R) e o Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). O AVS com traços de psicopatia cometeu abusos sexuais no contexto extrafamiliares, com evidente crueldade na conduta sexual, além de manifestar uma versatilidade criminal ampla, enquanto o AVS sem indícios de transtorno cometeu um abuso intrafamiliar e não há indícios de que tenha cometido outros tipos de crimes. Nesta mesa os dois estudos serão caracterizados de acordo com as variáveis do R-PAS no que diz respeito à Complexidade, ao Engajamento e Processamento Cognitivo, à Percepção e Pensamento, ao Estresse e Distress, Representação de si e do outro, bem como serão discutidos à luz da teoria sobre psicopatia e aspectos psicológicos de autores de violência sexual.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Psicopatia, Autor de Violência Sexual, R-PAS, PCL-R


Agência de fomento:
FAPEG