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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 766-2

Oral (Tema Livre)


766-2

Julgamento Moral e Racismo em Crianças de 7 a 12 anos de idade

Autores:
DE, D. D.S.1, Daniela Bezerra1, Mariana Diniz1, Géssica Gomes1, Sheyla Fernandes1
1 UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Resumo:
Resumo Geral

Este trabalho teve como objetivo analisar as relações estabelecidas entre o julgamento moral e o racismo em crianças. Mais especificamente, objetivou-se compreender os conceitos de julgamento moral e racismo; analisar o julgamento moral em crianças e, por fim, analisar de que maneira as crianças julgam o racismo. O estudo contou com a participação voluntária - consentida de forma livre e esclarecida pelos pais ou responsáveis - de 76 crianças entre 7 e 12 anos de idade (média = 9,71; DP= 1,65), a maioria meninas (55,3%), estudantes de duas escolas da cidade de Maceió (AL). As crianças responderam individualmente a dois instrumentos em formato de histórias-estímulo, contando com a ajuda da pesquisadora para realizar a leitura e esclarecer as dúvidas: (1) dilema moral de Kawashima e Martins (2013), para analisar o julgamento moral em duas dimensões, generosidade e justiça e (2) o Survey Instrument for Measuring Judgments about Emotions about Exclusion (Malti, Killen & Gasser, 2009), para analisar o racismo. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial, por meio do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 21. Para comparar as variáveis envolvidas foram realizadas técnicas de estatística descritiva e a uma análise de correlação de Pearson (r) com o objetivo de verificar as relações existentes entre julgamento moral e racismo. Os resultados apontam uma maior adesão das crianças à generosidade (M=4,00; DP=1,48) do que com a justiça (M=3,21; DP=1,53). As dimensões generosidade e justiça se apresentaram inversamente correlacionadas (r=.-609; p & #8804;0,05). Não foram encontradas correlações entre as variáveis julgamento moral e racismo. Evidencia-se que as crianças tenderam a avaliar como injusta e incorreta a discriminação e a inferir a experimentação de sentimentos negativos tanto por parte da criança discriminada como por parte da criança que discriminou. Portanto, as crianças não foram racistas em suas avaliações.

Palavras-chave:
 Julgamento Moral, Racismo, Crianças