Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 768-1

Oral (Tema Livre)


768-1

A utilização de metodologias ativas de ensino em Avaliação Psicológica

Autores:
RIBEIRO, C.1, Larissa Melo Costa1
1 FAN - Faculdade Nobre de Feira de Santana, 2 FAN - Faculdade Nobre de Feira de Santana

Resumo:
Resumo Geral

A avaliação Psicológica é um tema transversal na Psicologia, e atividade privativa do psicólogo. Seu ensino aborda tanto aspectos teóricos como técnicos e procedimentais, necessitando de metodologias ativas que possibilitem uma aprendizagem significativa dos discentes. Este trabalho busca-se descrever estratégias metodológicas de ensino, utilizadas em uma faculdade do interior da Bahia, nas disciplinas de Avaliação Psicológica. A estrutura curricular do Curso de Psicologia desta instituição é composta por quatro disciplinas de Avaliação Psicológica com oitenta horas cada, divididas em teoria e prática. São utilizadas como estratégias ativas de ensino: mapas conceituais, método de casos para ensino, simulações, e práticas supervisionadas. Os docentes possuem o auxílio de monitores na condução das atividades. Percebe-se que os discentes conseguem compreender e integrar os conteúdos teóricos com os práticos de forma mais adequada e precisa. Contribui para desconstrução de conceitos do senso comum acerca da avaliação e testagem psicológica, e com o desenvolvimento e operacionalização de novos esquemas teóricos e procedimentais. As metodologias ativas configuram-se enquanto dispositivos fundamentais para a articulação e promoção do desenvolvimento das dimensões da aprendizagem, e possibilitam boas ferramentas para efetivar as habilidades e competências desejáveis aos profissionais de Psicologia.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Ensino, Metodologias Ativas