Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 770-1

Oral (Tema Livre)


770-1

Um estudo sobre hábitos de lazer para o florescimento de estudantes universitários na Psicologia Positiva

Autores:
ROCHA, A.B.1
1 UNICEUMA - universidade ceuma

Resumo:
Resumo Geral

As atividades de lazer se caracterizam como uma fonte importante de felicidade e de florescimento, cujas atividades revelam a possibilidade de escolha pessoal, salientando seu caráter voluntário, que determina uma grande variedade de possibilidades de lazer, incluindo a satisfação pessoal proporcionada por essa vivência. Esse estudo apresenta como principal objetivo investigar hábitos de lazer percebidos por universitários. Participaram dessa pesquisa 92 universitários (72,5% mulheres) com média de 22,4 anos (DP = 3,9). Trata-se de uma amostra acidental que respondeu a um formulário online, usando a técnica bola de neve, disponibilizado 60 dias. Os dados foram coletados, por meio de um formulário online, que continha a Escala das Atividades de Hábitos de Lazer), com resposta do tipo likert (0 = nunca - 5 = sempre) e itens distribuídos em três dimensões: (1) hedonismo ( & #945; = 0,80), que enfatizam o prazer individual e imediato como único bem possível do indivíduo; (2) Lúdico ( & #945; = 0,65), que diz respeito à utilização de jogos, brinquedos, passeio e divertimentos em geral; e (3) Instrutivo ( & #945; = 0,63), que enfatiza a experiência de crescimento desenvolvido pelos sujeitos tornando-os capazes de certas escolhas de lazer diferenciadas e exclusivas para eles. A maior média foi a da dimensão Hedonista (M=2,6; DP=1,1), seguida das dimensões Instrutivo (M=1,6; DP=0,96) e Lúdico (M=0,8; DP=0,8). A atividade de conversar com amigos e contar piadas (M=2,6; DP=1,6) foi a que obteve o maior escore e a prática de esporte a que obteve a pior pontuação (M=1,2; DP=1,5). Os resultados encontram-se abaixo do esperado se comparado com outros estudos realizados com a população jovem. Assim, estudos sobre o lazer podem contribuir para a investigação de aspectos psicológicos e sociais relacionados ao florescimento e desenvolvimento pessoal, preocupando-se em fortalecer competências necessárias a um desenvolvimento positivo.

Palavras-chave:
 FLORESCIMENTO, LAZER, PSICOLOGIA POSITIVA, HEDONISMO, UNIVERSITÁRIOS