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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 775-1

Oral (Tema Livre)


775-1

WISC-IV: Evidências de Validade com Grupo Especial de Espectro Autismo/Asperger e Deficiência Intelectual

Autores:
FERREIRA, M.M.1
1 UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira

Resumo:
Resumo Geral

O presente estudo teve como objetivo verificar diferenças de desempenho no WISC-IV entre os grupos especiais de Autista, Autista com critérios de Asperger (Transtorno do Espectro Autista), Deficiência Intelectual (Transtorno Desenvolvimento Intelectual). O instrumento utilizado: Escala Wechsler de Inteligência (WISC-IV). Participaram 126 crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos e 11 meses, sendo 54 de escola pública, 72 de escola privada, 57 do sexo feminino e 69 do masculino, com laudo médico de: Espectro Autista (33), Asperger (30), Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (31) e os do grupo Controle (32). Resultados apontaram diferença estatisticamente significativa para ANOVA entre os quatro grupos (Controle, Autista, Asperger e Deficiência Intelectual). E significativo para test t comparando os grupos: Controle e Autismo; Controle e Asperger; Controle e Deficiência Intelectual; Autista e Deficiência Intelectual em relação ao WISC-IV. Na relação do Grupo Asperger e Controle apresentou significativo em QIT, ICV, IOP, IMO, sendo tamanho de efeito grande para a diferença nas médias em ICV e moderado para QIT, IOP, IMO e em IVP não houve diferenças estatisticamente significativas mas notou-se efeito moderado diferenciando da amostra americana que deu como resultado efeito grande. Entre os grupos Autista e Controle; Deficiência Intelectual e Controle; Autista e Deficiência Intelectual resultou um tamanho de efeito grande e muito grande para a diferença entre as médias dos grupos e corroborando com estudos relacionados. Dar continuidade aos grupos especiais em um número maior de crianças e em diferentes estados brasileiros poderá complementar a presente pesquisa.

Palavras-chave:
 Evidências de Validade, Transtorno Desenvolvimento Intelectual., Transtorno do Espectro Autista/Asperger, WISC-IV