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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 775-2

Oral (Tema Livre)


775-2

WISC-IV: Evidências de Validade com Grupo Especial de Dupla Excepcionalidade “Superdotado com Asperger”

Autores:
FERREIRA, M.M.1
1 UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira

Resumo:
Resumo Geral

O objetivo desse estudo foi verificar diferenças de desempenho no WISC-IV entre grupo especial de “Superdotado” e com dupla excepcionalidade “Superdotado com Asperger” e controle. Os instrumentos utilizados: Escala Wechsler de Inteligência (WISC-IV) e Escala Características Comportamentais Alunos Habilidades Superiores - Revisada (SCRBSS-R), versão professores, itens Aprendizagem, Criatividade, Motivação e Comunicação-Precisão. Participaram 102 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e 11 meses, 38 de escola pública, 64 de escola privada; 44 do sexo feminino e 58 do masculino sendo 30 com laudo médico de Transtorno de Asperger e (71) indicado como superdotado pela Escala (SCRBSS-R), ficando assim a amostra: Superdotado com Asperger com 30 participantes, 41participantes do grupo Superdotado e estes dois grupos indicados como superdotado pela Escala (SCRBSS-R) e 31 participantes do grupo controle não indicados como superdotado pela Escala (SCRBSS-R). Análise foi feita pela ANOVA com resultados estatisticamente significativos e Test t com diferença estatisticamente significativa entre Grupo Controle e Superdotado em QI Total e índices fatoriais; Grupo Controle e Superdotado com Asperger em QI Total e índices fatoriais e Grupo Superdotado e Superdotado com Asperger somente significativo para Índice de Velocidade de Processamento, em relação a WISC-IV. Notou-se um tamanho de efeito muito grande para a diferença entre as médias do grupo Superdotado e Controle; Superdotado com Asperger e Controle; e efeito pequeno para QIT, ICV, IOP e IMO para grupo Superdotado e Superdotado com Asperger. Em IVP estes grupos obtiveram efeito moderado confirmando estudos estrangeiros. Os resultados também mostraram que o WISC-IV foi eficaz para discriminar superdotado, assim como a (SCRBSS-R). Estudos com amostras ampliadas, de diferentes regiões brasileiras, poderão complementar o estudo.

Palavras-chave:
 Evidências de Validade, Dupla Excepcionalidade “Superdotado com, WISC-IV