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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 780-2

Oral (Tema Livre)


780-2

EVIDÊNCIAS PRELIMINARES DE VALIDADE DO TESTE DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL (TENI) PARA CRIANÇAS MINEIRAS

Autores:
DA, M.V.1, Fialho1, Ferreira-Junior1, Anselmo1, Cota1, Rocha1, Vieira1, Galvão1, Silva1, Rodrigues1, Anunciação1, Santos2, Gonçalves2, Mansur-Alves1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, 2 FVC - Faculdade Ciências da Vida

Resumo:
Resumo Geral

O processo de adaptação de um instrumento a uma nova cultura é complexo e envolve uma série de etapas, sendo uma delas a verificação da validade, ou seja, sua capacidade de medir o construto teórico que se propõe. No Brasil, há poucas pesquisas de validação de testes com interface digital. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar dados preliminares de validade do Teste de Avaliação Neuropsicológica Infantil (TENI) para crianças mineiras. Este é um teste digital, desenvolvido no Chile, que incorpora elementos de jogos digitais para avaliação de funções cognitivas em crianças de 3 a 9 anos. Participaram do estudo 111 crianças de escolas públicas de Minas Gerais, que foram submetidas ao TENI. A validade convergente/discriminante do instrumento foi verificada a partir do padrão de associação entre as subprovas. Os resultados apontaram correlações moderadas e significativas entre as subprovas que avaliam construtos semelhantes e mais baixas, embora, significativas entre as subprovas que avaliam funções cognitivas distintas. Por exemplo, a correlação entre as subprovas de atenção concentrada e sustentada foi positiva e moderada (r=0,659; p < 0,01), conforme esperado devido à relação teórica entre os construtos. Diferentemente, foi encontrada uma correlação menor entre as subprovas de atenção concentrada e Teoria da Mente, indicando diferenciação entre os construtos. No que se refere às evidências de validade por meio da análise das mudanças de pontuação com a idade, os resultados da análise de variância (ANOVA oneway) apontaram diferenças significativas entre os grupos de 3-5, 6-7 e 8-9 anos (p < 0,05), com melhor desempenho deste último grupo. Tais dados indicam evidências preliminares de validade de construto do TENI. Contudo, é necessário expandir o tamanho amostral, diversificar a amostra com relação ao tipo de escola e identificar a validade a partir de outras técnicas, uma vez que as evidências de validade apresentadas são ainda iniciais.

Palavras-chave:
 avaliação neuropsicológica, validade, propriedades psicométricas, avaliação digital