Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 782-1

Poster (Painel)


782-1

Como atrair acadêmicos do Curso de Psicologia ao estudo da Psicometria? Um relato de experiência

Autores:
BORGHETTI, R.1, Oliveira, A.1, Santos, C. R. 1
1 UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Resumo:
Resumo Geral

Em virtude da psicometria ser uma ciência mais exata, muitas vezes, não vai ao encontro da expectativa dos acadêmicos que buscam o Curso de Psicologia. Nesse sentido esse resumo trata-se de um relato de experiência que visa descrever como foram realizadas as avaliações da disciplina de Psicometria no Curso de Psicologia na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) como forma de atrair o interesse dos acadêmicos desse curso para a disciplina de Psicometria. No Curso de Psicologia da UNIVALI a referida disciplina é destinada aos acadêmicos do terceiro período. Utiliza-se três médias de avaliação para identificar o aprendizado do aluno. Frente a essa forma de avaliação buscou-se que os acadêmicos escolhessem um fenômeno de investigação para a construir um instrumento de medida para mensurá-lo. Como primeira avaliação os acadêmicos teriam que encontrar por meio de bases de dados o modelo teórico para fundamentar o fenômeno escolhido. Posteriormente teriam que detalhar o fenômeno e ver quais dimensões e características possui. Como segunda avaliação, eles teriam que entrar no site do Sistema de Avaliação de testes psicológicos (SATEPSI) a fim de verificar e descrever se havia algum teste psicológico do referido fenômeno. Como terceira avaliação os acadêmicos deveriam construir itens do instrumento de medida do fenômeno escolhido de acordo com o modelo teórico. Por fim, os acadêmicos apresentavam para os demais grupos de alunos o instrumento e estes grupos deveriam avaliar a semântica e as dimensões do fenômeno por item de modo a simular a validade de conteúdo. Como principais resultados destaca-se que alunos conseguiram compreender o que é validade de conteúdo e os passos iniciais para elaboração de um instrumento de medida. Relataram que por meio desses passos e dessas formas de avaliação ficou mais fácil entender o foco de estudo e trabalho da Psicometria e assim os despertou interesse.

Palavras-chave:
 Psicometria, Avaliação, Processo de ensino-aprendizagem