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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 783-1

Oral (Tema Livre)


783-1

Relação entre satisfação no trabalho e personalidade em professores do ensino fundamental de Pelotas/RS.

Autores:
SILVA, H. H.D.1
1 UCPEL - Universidade Católica de Pelotas

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: A satisfação no trabalho se define por uma sensação positiva do profissional para com seu feito laboral, podendo estar relacionada com fatores individuais tais como os traços de personalidade. Objetivo: Verificar a relação entre traços de personalidade e satisfação no trabalho em professores do ensino fundamental de escolas municipais da cidade de Pelotas/RS. Método: A amostra foi composta por 270 professores de escolas municipais de ensino fundamental da zona urbana da cidade de Pelotas (RS). Para avaliar a satisfação no trabalho, foi utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) e para avaliar os traços de personalidade foi utilizada a escala Big Five Inventory 10 (BFI-10). Para análise de dados foi calculada frequência simples para identificação das características da amostra e o teste de qui-quadrado e teste t para comparação das variáveis independentes com os desfechos. Resultados: Os resultados indicaram que os professores com menores médias de Amabilidade e Abertura à experiência também se mostraram menos satisfeitos (p= 0,029) e (p=0,035). Conclusão: O estudo trás que a satisfação ou a insatisfação não está ligado apenas a escolha da profissão, e sim, aos problemas ligados a execução dessa, como fatores políticos, ambientes de trabalho, posições sociais e até mesmo a saúde mental do trabalhador.

Palavras-chave:
 Professores, Satisfação no Trabalho, Traços de Personalidade