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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 788-2

Poster (Painel)


788-2

Funcionamento Diferencial do Item na Versão em Português (Brasil) do Internet Addiction Test (IAT)

Autores:
HUGO1, Quirno, PAF1,2, Pininga, RMC1,2, Barros, MM1,2
1 UPE - Universidade de Pernambuco, 2 LAPPASM - Laboratorio de Pratica, Pesquisa e Avaliação em Saúde Mental

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: A Adição a Internet (AI) é um fenômeno clínico que possui mais de 48 instrumentos psicométricos para rastreá-lo. O mais utilizado é o Internet Addiction Test (IAT). O IAT foi concebido sem preocupação com as possíveis diferenças no funcionamento dos itens em função do gênero. No entanto, estudos sugerem que haja diferenças do construto AI em função do sexo. Objetivo: Analisar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF) da IAT em função do gênero. Metodologia: Foram entrevistados 359 estudantes de graduação da área da saúde da Universidade de Pernambuco (UPE), estes tinham média de idade de 19,49 anos (DP± 2,3), a amostra era composta por 75,5% de mulheres. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, a versão em português (Brasil) da IAT e um questionário de caracterização sócio demográfica. No caso deste estudo o DIF consiste em diferenças significativas na estimativa de dificuldade considerando o gênero. Existe diferença quando o teste t de Welsch, o teste de Mantel Haenszel são estatististicamente significativos (p<0,05) e a magnitude da diferença nas estimativas de dificuldade de cada item entre os grupos (DIF contrast) for acima de 0,64. Os dados foram analisados por meio do software Winsteps 3.70.0.5. Resultados: Os itens 04 e 20 apresentaram o teste de Mantel Haenszel estatisticamente significativos (p= 0,02 e p= 0,04, respectivamente). Todos os itens apresentaram o teste t de Welsch com p>0,05. Em relação ao DIF contrast todos os itens apresentaram esse indicador inferior a 0,64. Conclusão: Os itens do IAT parecem medir a dificuldade da mesma maneira em ambos os sexos, mesmo, embora, os itens 04 e 20 possuam o teste de Mantel Haenszel estatisticamente significativos, porém outros indicadores, para estes, sejam satisfatórios, por isso sugerimos que estes sejam mantidos na escala até outros estudos, com outras populações sejam realizados para elucidar o problema.

Palavras-chave:
 Internet Addiction, Psychometric, Rasch Analysis


Agência de fomento:
Não se aplica