Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 789-1

Oral (Tema Livre)


789-1

Adaptação para o Brasil do Five Factor Nonverbal Personality Questionnaire(FF-NPQ): estudo de viabilidade

Autores:
DA, W.R.1, Cristiane Faiad1
1 PPG-PSTO/UNB - PPG-PSTO/UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Resumo:
Resumo Geral

Foi realizado estudo com o objetivo de verificar a viabilidade da adaptação do instrumento Five Factor– Nonverbal Personality Questionnaire (FF-NPQ) para amostra brasileira. O FF-NPQ é uma escala não verbal de personalidade, construída por Sampo V. Paunonen, Douglas N. Jackson e Michael C. Ashton., da University of Western Ontario, Canadá. A escala contém 60 itens pictóricos (desenhos) onde são mostradas situações para que o indivíduo que responde ao teste se posicione sobre cada uma delas. Os itens tratam das cinco dimensões de personalidade propostas pelo modelo Big Five. Nas pesquisas de validação em seu país de origem a escala demonstrou índice de consistência interna satisfatório chegando 0,82. A validade convergente observada entre ela e o NEO-FFI encontrou resultados robustos. Observou-se a necessidade de um estudo de viabilidade onde se pudesse pesquisar se os itens da escala canadense seriam compreendidos pela amostra brasileira, uma vez que estes itens mostram situações do cotidiano que podem diferir entre um país e outro. Para tanto, foi feito um instrumento que intencionava aferir a compreensão dos itens que compõem o instrumento. Os itens foram apresentados a 42 pessoas sendo 32 estudantes de graduação e pós-graduação em psicologia da Universidade de Brasília e 10 colaboradores de serviços gerais de escola pública do DF, 8 destes tendo como escolaridade apenas o ensino fundamental 1. A cada respondente foram apresentados 30 itens do teste dispostos de forma aleatória. Como o instrumento conta com itens pictóricos a aferição da compreensão deu-se a partir da resposta à pergunta “O que o personagem com cabelo está fazendo? ”. A característica do cabelo no personagem principal é dada pelos autores do teste. Os resultados apontaram que apesar de diferenças nas representações das situações propostas, os itens, em sua maioria, podiam ser devidamente compreendidos por pessoas com diferentes níveis de escolaridade.

Palavras-chave:
 Adaptação transcultural, Personalidade, Big Five


Agência de fomento:
CAPES