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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 791-1

Poster (Painel)


791-1

Teste de Atenção por Cancelamento: evidências de validade para Portugal

Autores:
Ana Paula Prust Pereira1, Natália Martins Dias2, Alessandra Gotuzo Seabra1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2 UNIFIEO - Centro Universitário Fundação Instituto Ensino para Osasco

Resumo:
Resumo Geral

No contexto brasileiro o Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) foi desenvolvido e adaptado com foco na avaliação de pré-escolares, com propriedades psicométricas satisfatórias verificadas em diversos estudos. O TAC é composto por três matrizes impressas com diferentes tipos de estímulos que avaliam a atenção seletiva e a atenção alternada. Este estudo realizou a análise semântica e linguística das instruções do TAC, visando à adaptação do instrumento para o português europeu. Após este processo, o objetivo foi investigar evidências de validade para crianças pré-escolares portuguesas. Foram avaliadas individualmente 110 crianças, idades entre 5 e 6 anos, das regiões norte e sul de Portugal. Análise multivariada (Manova), tendo idade e gênero como fatores, revelaram efeito significativo de idade sobre todas as medidas do TAC, com melhor desempenho das crianças mais velhas. Efeito de gênero foi observado somente sobre o número de acertos na parte 1 e total do TAC, com melhor desempenho das meninas. Não houve interação significativa entre idade e gênero. Análise de correlação de Pearson revelou correlações baixas a altas entre as medidas do TAC, o que sugere demandas específicas de cada parte do teste. O total de acertos no TAC correlacionou-se com magnitude moderada a alta com os escores nas três partes, evidenciando relativa consistência interna. Análise de Wilcoxon revelou diferença significativa entre desempenho das crianças portuguesas e a amostra de normatização brasileira na maioria das medidas do TAC, exceto parte 3 para 6 anos, com melhor desempenho das crianças portuguesas. O estudo é um primeiro passo para disponibilizar em Portugal o TAC, contribuindo para avaliação de atenção em pré-escolares. Apoio: CAPES, CNPq.

Palavras-chave:
 Avaliação, Atenção, Pré-escolares


Agência de fomento:
CAPES, CNPq