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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 800-1

Oral (Tema Livre)


800-1

Adaptação transcultural da Vanderbilt Assessment Scales (usada para diagnosticar TDAH) para o português Brasileiro.

Autores:
Fernanda Gonçalves1, ALESSANDRA1, Marta Silva1, Genilda Santos1
1 UNESA/RJ - Universidade Estácio de Sá

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, que surge na infância, possui grande prevalência em crianças em idade escolar e acompanha o sujeito ao longo de sua vida em 60 a 70% dos casos. É caraterizado por ocorrências de desatenção, impulsividade e ansiedade e considerado o transtorno neuropsiquiátrico mais diagnosticado na infância, atingindo de 3 a 5% das crianças. Em razão disto, um instrumento que permita mensurar o TDAH favorece uma ampla variedade de pesquisas futuras e contribui para o desenvolvimento e a validação de intervenções em crianças que apresentem o referido transtorno. Objetivo: Adaptar semanticamente a Vanderbilt Assessment Scales para o português. A referida escala foi desenvolvida pelo instituto NICHQ (Instituto Nacional para Qualidade de Saúde Infantil – EUA) e tem se revelado um bom instrumento de diagnóstico de TDAH na população americana. Método: A adaptação semântica da Vanderbilt Assessment Scales para o português brasileiro foi autorizada pelo autor do instrumento original. A pesquisa foi composta por 4 etapas: 1) tradução inicial; 2) tradução reversa; 3) elaboração de uma versão sintética e 4) aplicação experimental. A última etapa, que se refere a aplicação experimental, contou com a participação de pais e professores de crianças de 4 a 12 anos com diagnóstico de TDAH. Todos concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido e foram informados de que a participação era voluntária. A escala foi aplicada de forma presencial nos voluntários. Resultados: A aplicação evidenciou boa compreensão dos pais e professores revelando boa adaptação do instrumento. A escala poderá ser utilizada em pesquisas com a população brasileira e possibilitará o avanço no conhecimento, diagnóstico e tratamento deste transtorno no país.

Palavras-chave:
 tdah, adaptação transcultural, avaliação psicológica