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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 801-1

Poster (Painel)


801-1

Novas evidências de validade concorrente do Teste MAPS

Autores:
RICARDO, M.1, Kochhann, R.2, Holz, M.2, Pereira, A. H.2, Zuneda, G.1, Lehnen, A. J.4, dos Santos, F. F. M.3, Fonseca, R. P. 2, Trentini, C. M. 1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 PUC-RS - Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 3 FADERGS - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, 4 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Resumo:
Resumo Geral

INTRODUÇÃO: O Teste MAPS (Memória e Aprendizagem através de Pistas Seletivas) um teste de memória inspirado no FCSRT (Free and Cued Selective Reminding) que utiliza o paradigma de aprendizagem controlada para avaliar prejuízos de memória episódica. Esse tipo de processo de avaliação tem sido indicado para pacientes com demência (DA) e comprometimento cognitivo leve (CCL) devido a doença de Alzheimer. OBJETIVO: o presente trabalho visou a apresentar evidências de validade concorrente do Teste MAPS através da correlação com instrumentos tradicionais de avaliação de pacientes idosos. MÉTODO: foram recrutados na comunidade e em hospitais da região 99 participantes (45 controles, 26 CCL e 28 DA em estágio inicial) com idade média de 71,04 anos (DP=6,93) e escolaridade média de 10,66 anos (DP=6,17). Todos participantes foram submetidos a avaliação neuropsicológica compreensiva para indicação de seu perfil neuropsicológico e confirmação diagnóstica. Os resultados obtidos pelos participantes no Teste MAPS foram correlacionados aos obtidos no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e no Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey (RAVLT). RESULTADOS: Todos os escores do MAPS tiveram correlação significativa (p < 0,05) com os obtidos no MEEM e no RAVLT. As correlações tiveram direção positiva e intensidade de moderada a alta (R=0,461 e 0,799). Além disso, observou-se que as correlações com os escores do MAPS que utilizaram a evocação guiada por pistas semânticas tinham menor intensidade, esse dado também reflete a diferença da recuperação da informação de forma espontânea e guiada. CONCLUSÃO: os resultados obtidos no presente estudo reforçam as evidências de validade concorrente do teste MAPS. Com ampliação da amostra sugere-se a busca de evidências de validade de critério em especial níveis de sensibilidade e especificidade do instrumento.

Palavras-chave:
 Memória, Alzheimer, FCSRT, Teste MAPS


Agência de fomento:
CAPES