Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 805-1

Mesa-Redonda


805-1

Avaliação de Transtornos da Personalidade: Panorama Atual e Perspectivas Futuras

Autores:
Josemberg Moura de Andrade3, Luize Anny Cardoso Guimarães3, Ronei Marcos de Moraes3, Sérgio Eduardo Silva de Oliveira2, Lucas de Francisco Carvalho1, Rafael Stella Wellausen4, Clarissa Marceli Trentini4, Giselle Pianowski1, Ana Maria Reis1
1 USF - Universidade São Francisco, 2 UNB - Universidade de Brasília, 3 UFPB - Universidade Federal da Paraíba, 4 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Considerando-se a necessidade de novas investigações acerca dos transtornos da personalidade (TP), a presente mesa reúne trabalhos cuja temática principal é a avaliação dos TP. O primeiro estudo de autoria de Lucas de Francisco Carvalho e colaboradores, intitulado de “Triagem de transtornos da personalidade no Brasil: perspectivas atuais e futuras”, tem como objetivo discutir o panorama internacional em contraste com o nacional no que se refere a triagens para TP, bem como apresentar um instrumento nacional, a versão triagem do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade. O segundo estudo de autoria de Sérgio Eduardo Silva de Oliveira, intitulado de “O PFID-5 o PID-5 para avaliação dos traços patológicos da personalidade segundo o DSM-5”, discute as abordagens dimensional e tipológica de diagnóstico dos transtornos mentais. Paralelamente, são apresentadas as propriedades psicométricas do Personality Inventory for DSM-5 (PID-5) em amostras brasileiras e o processo de construção do Personality Functioning Inventory for DSM-5 (PFID-5). O terceiro estudo de autoria de Josemberg Moura de Andrade e colaboradores, intitulado de “Elaboração e validação do inventário para avaliação de transtornos da personalidade – IATP”, objetivou elaborar e validar o Inventário para Avaliação de Transtornos de Personalidade (IATP). Foram comparados os resultados psicométricos do instrumento a partir de duas escalas de respostas: tipo Likert e Diferencial Semântico. Por fim, o último estudo, intitulado de “Investigando psicopatologias no mundo real: desafios e perspectivas da integração entre a pesquisa e clínica dos transtornos de personalidade”, de autoria principal de Rafael Stella Wellausen, discute as dificuldades e desafios na elaboração de diagnósticos precisos de TP. Os autores concluem que as avaliações dos transtornos mentais e das patologias de personalidade em especial serão mais consistentes, em parte, a partir do uso adequado dos instrumentos. Espera-se fomentar a discussão sobre a avaliação dos TP no Brasil, promovendo integração entre pesquisadores e psicólogos clínicos. Palavras-chave: Transtornos da Personalidade; Avaliação psicológica; Psicometria; Psicopatologia; Psicologia Clínica.

Resumo Apresentador 1

Autores: Lucas de Francisco Carvalho; Giselle Pianowski; Ana Maria Reis Instituição: Universidade São Francisco Financiador dos Autores: FAPESP; CNPq. Resumo: Triagens para transtornos da personalidade são desenvolvidas para permitir uma avaliação rápida e informativa sobre a probabilidade de um determinado diagnóstico positivo. Embora de grande relevância, no Brasil há uma lacuna importante de instrumentos de triagem para diagnóstico de transtorno da personalidade. Esta apresentação tem como objetivo discutir o panorama internacional em contraste com o nacional no que se refere a triagens para transtornos da personalidade, clarificar a utilidade dessas ferramentas, e também apresentar um instrumento nacional, a versão triagem do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP triagem). No que concerne ao IDCP triagem, será apresentada tanto a sua construção como verificação de propriedades psicométricas. Espera-se que com as informações debatidas, pesquisas na área sejam fomentadas, de modo a incentivar o desenvolvimento de outras ferramentas de triagem, bem como adaptar triagens utilizadas em outros países. Palavras-chave: Transtornos da personalidade; Triagem; Avaliação psicológica; Diagnóstico.

Resumo Apresentador 2

Autor: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira Instituição: Universidade de Brasília Resumo: Recentemente foi apresentado à comunidade clínica e científica, pela primeira vez na história das edições do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM), um modelo empírico de taxonomia dos transtornos da personalidade. Esse modelo é um reflexo dos avanços nos estudos da Psicologia da Personalidade e da Psicopatologia, os quais vêm demonstrando que a abordagem dimensional tem apresentado maiores evidências de validade e fidedignidade do que a abordagem tipológica ou categorial de diagnóstico dos transtornos mentais. A proposta diagnóstica do DSM-5 consiste em avaliar o nível do funcionamento da personalidade (Critério A), que indicaria a presença ou ausência de um transtorno da personalidade, e o(s) conteúdo(s) da personalidade (Critério B) que seria(m) o(s) especificador(es) do(s) traço(s) que produzem os prejuízos funcionais da personalidade. A avaliação dimensional demanda a elaboração de modelos de mensuração que estimem com precisão os níveis dos traços patológicos que foram estipulados teórica e empiricamente. A presente apresentação tem como objetivo apresentar o instrumento de mensuração já estabelecido na literatura para avaliação do Critério B, assim como apresentar o novo modelo de mensuração que está sendo construído para avaliação do Critério A. Serão apresentadas as propriedades psicométricas do Personality Inventory for DSM-5 (PID-5), que avalia o Critério B, em amostras brasileiras e o processo de construção do Personality Functioning Inventory for DSM-5 (PFID-5), que avalia o Critério A. Palavras-chave: Diagnóstico; Mensuração; Modelo dimensional; Psicopatologia; Transtornos de personalidade.

Resumo Apresentador 3

Autores: Josemberg Moura de Andrade; Luize Anny Cardoso Guimarães; Ronei Marcos de Moraes Instituição: Universidade Federal da Paraíba Resumo: Os transtornos da personalidade (TP) são definidos como um padrão persistente da experiência interior e de comportamentos que se desviam acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo de forma generalizada e inflexível. O objetivo do presente estudo foi elaborar e validar o Inventário para Avaliação de Transtornos de Personalidade (IATP). Incialmente, foram elaborados 246 itens a partir dos critérios diagnósticos do DSM-V. Foram considerados três itens para cada critério. Optou-se por utilizar uma escala de respostas tipo Likert de seis pontos. No estudo piloto, o IATP foi administrado a uma amostra de 111 sujeitos com idades entre 18 e 50 anos (M=23,26; DP=5,88). Nesta fase, 64 itens obtiveram correlação item-total inferior a 0,40 e foram excluídos. Para análise de conteúdo dos itens foram realizadas análises semântica e de juízes. Para o estudo final contou-se com uma amostra de 470 sujeitos com idades entre 18 e 69 anos (M = 23,15; DP = 7,26), a maioria estudantes de uma universidade pública (89,2%). A análise fatorial (método PAF e rotação Varimax) forneceu uma matriz composta por nove fatores que representaram os seguintes TP: Paranoide, Esquizoide, Esquizotípica, Antissocial, Borderline, Narcisista, Evitativa, Dependente e Obssessivo-compulsiva. Estes explicaram 43,32% da variância total. O instrumento apresentou índices de precisão (Alfa de Cronbach) superiores a 0,60. O TP histriônica não obteve itens com qualidades psicométricas satisfatórias e cargas fatoriais altas para permanecer na solução. Os resultados são considerados satisfatórios e o instrumento validado pode ser utilizado como ferramenta para fins de pesquisa na avaliação dos TP. São necessários estudos subsequentes que apresentem evidências de validade do IATP para outros contextos. Palavras-chave: Transtornos de personalidade; Validade; Precisão; Triagem; Teoria de Resposta ao Item.

Resumo Apresentador 4

Autores: Rafael Stella Wellausen; Clarissa Marceli Trentini Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Financiador dos Autores: FAPESP; CNPq. Resumo: Um dos principais objetivos e também um dos maiores desafios no campo dos transtornos mentais é a elaboração de diagnósticos precisos. No Brasil ao menos três fatores têm contribuído para que este objetivo não seja alcançado. Do ponto de vista das políticas públicas e da rede de atenção à saúde mental cada vez mais são preconizadas intervenções breves e focais baseadas em sintomas e não em uma avalição aprofundada da personalidade. Do ponto de vista da população (comunidade) esta tem sido induzida a erro na apreciação do seu sofrimento mental. Em parte, devido a uma pressão para que os transtornos mentais diagnosticados sejam aqueles para os quais existam medicações (pressão das indústrias farmacêuticas). Do ponto de vista da formação de profissionais da saúde mental percebe-se ainda certa defasagem de conhecimentos clínicos que possam melhor instrumentalizá-los para tornar a avaliação da personalidade realmente válida e fidedigna. Em relação aos dois primeiros pontos esse é um debate que precisa ser feito urgentemente, mas será em relação ao terceiro que se poderão fazer algumas sugestões. As alternativas consistem em além de incluir na formação modelos teóricos e clínicos que ao longo da história da psicologia e da psiquiatria tem mostrado consistência e robustez também se sugere ser preciso que os futuros profissionais tenham treinamento com doentes mentais com patologias graves de personalidade. Estando essas medidas disponibilizadas na formação acredita-se que as avaliações dos transtornos mentais e das patologias de personalidade em especial serão mais consistentes e de fato os instrumentos possam ser mais bem utilizados. Ao final será apresentado um modelo prototípico para avaliação dos transtornos de personalidade (SWAP-200). Palavras-chave: Psicopatologias; Transtornos da Personalidade; Diagnóstico; Saúde mental.

Palavras-chave:
 Avaliação psicológica, Psicologia clínica, Psicometria, Psicopatologia, Transtornos da Personalidade


Agência de fomento:
FAPESP; CNPq