Oral (Tema Livre)
806-1 | Inteligência Emocional e Habilidades Sociais: qual a interface? | Autores: | DOS, M.G.1, Figueiredo, V. L. M. de1 1 UCPEL - Universidade Católica de Pelotas |
Resumo: Resumo Geral
A presente investigação teve como objetivo verificar a associação entre inteligência emocional e
níveis de habilidades sociais em 41 crianças, de 4º e 5º ano de uma escola pública de uma
cidade da região sul do país. Os instrumentos utilizados foram: o Teste de Inteligência
Emocional para Crianças; o Inventário de Habilidades Sociais de Criança e o Baralho das
Emoções, para avaliar a capacidade de reconhecer expressões faciais de emoções. Foram
efetuadas análises estatísticas e os resultados encontrados evidenciam correlação positiva, forte
e significativa entre competência emocional e social. Tal resultado sugere a importância de
serem realizadas intervenções adequadas que visem ampliar as habilidades sociais das crianças e
adaptar as emoções aos comportamentos, promovendo uma educação socioemocional mais
efetiva. Um programa de treinamento das habilidades sociais e da inteligência emocional pode
promover interações interpessoais mais efetivas e prevenir o surgimento de transtornos mentais
na infância
Palavras-chave: Infância, Inteligência Emocional, Habilidades Sociais |