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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 806-1

Oral (Tema Livre)


806-1

Inteligência Emocional e Habilidades Sociais: qual a interface?

Autores:
DOS, M.G.1, Figueiredo, V. L. M. de1
1 UCPEL - Universidade Católica de Pelotas

Resumo:
Resumo Geral

A presente investigação teve como objetivo verificar a associação entre inteligência emocional e níveis de habilidades sociais em 41 crianças, de 4º e 5º ano de uma escola pública de uma cidade da região sul do país. Os instrumentos utilizados foram: o Teste de Inteligência Emocional para Crianças; o Inventário de Habilidades Sociais de Criança e o Baralho das Emoções, para avaliar a capacidade de reconhecer expressões faciais de emoções. Foram efetuadas análises estatísticas e os resultados encontrados evidenciam correlação positiva, forte e significativa entre competência emocional e social. Tal resultado sugere a importância de serem realizadas intervenções adequadas que visem ampliar as habilidades sociais das crianças e adaptar as emoções aos comportamentos, promovendo uma educação socioemocional mais efetiva. Um programa de treinamento das habilidades sociais e da inteligência emocional pode promover interações interpessoais mais efetivas e prevenir o surgimento de transtornos mentais na infância

Palavras-chave:
 Infância, Inteligência Emocional, Habilidades Sociais