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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 818-1

Poster (Painel)


818-1

Construção e evidências iniciais de validade fatorial e precisão da Escala de Avaliação do Sotaque.

Autores:
CUSTÓDIO, M.1, SOUZA, L. E. C1, LIMA, T. J. S.1, PINTO, L. F.1
1 UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Resumo:
Resumo Geral

Pessoas facilmente formam impressões de outras durante a interação social. Além de símbolos visuais, tais como gênero, idade e etnia, a língua desempenha um papel crucial, e muitas vezes um papel primário na forma como as pessoas percebem e avaliam umas às outras. Deste modo, o sotaque de uma pessoa é uma importante pista social que ativa o processo de categorização social de maneira a classificar o falante como membro do endogrupo ou do exogrupo. Neste contexto, pesquisadores da psicologia social da linguagem tem se interessado em descobrir como o sotaque de um indivíduo pode desencadear o preconceito e a discriminação contra membros de grupos minoritários. Não obstante, a área das atitudes linguísticas ainda carece de medidas com parâmetros psicométricos adequados. É neste contexto que se insere o objetivo do presente estudo, a saber construir e adaptar uma medida de avaliação de sotaques. Para tanto, contou-se com a participação de 124 estudantes universitários (Midade = 23,7, DP = 4,83; 60 homens e 64 mulheres), que responderam a Escala de Avaliação do Sotaque (EAS) composta por 12 itens, na qual os participantes indicaram em que medida cada um dos adjetivos listados (e.g., soa bem, compreensível) se adequava à fala que eles acabaram de escutar, sendo respondida em uma escala de 7 pontos que varia de 1 (nada) a 7 (muito). Os escores foram submetidos a uma análise fatorial exploratória utilizando o método de extração dos eixos principais, a qual revelou um único fator que explica 32,34% da variância. Três itens foram excluídos por apresentarem cargas fatoriais abaixo do recomendado pela literatura (|0.30|). A consistência interna desta medida foi considerada satisfatória (α = 0,84). Portanto, a EAS apresenta evidências satisfatórias de validade fatorial e precisão, podendo ser utilizada para avaliar as atitudes linguísticas em relação ao sotaque.

Palavras-chave:
 sotaque, escala, validade fatorial, precisão