Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 819-1

Mesa-Redonda


819-1

Projeto ICAR Brasil: International Cognitive Ability Resource.

Autores:
F., H.1, Ednelson Silva2, Allison Silva2, Caroline Reppold3, Leia Gurgel3, Cíntia Martins2, Adriana Aguiar Miranda1, Lúcia França1
1 UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira, 2 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, 3 UFCSPA - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Há uma demanda crescente para instrumentos de avaliação de domínio público, gratuitos e de alta qualidade técnica. Os benefícios dos instrumentos de domínio público englobam a necessidade crescente de grandes volumes de itens calibrados para avaliação, necessidade de amostras grandes e amplas para a condução de estudos nacionais e a necessidade de instrumentos de baixo custo (não proprietários). A presente mesa redonda tem como objetivo apresentar as evidências iniciais de validade estrutural da bateria ICAR (International Cognitive Ability Resource), concebida como a primeira bateria de inteligência de domínio público, gratuita e acessível ao público especializado. Essa bateria foi aplicada em amostras de três estados brasileiros, das regiões sul, sudeste e nordeste, totalizando 2615 pessoas, entre adolescentes, adultos e idosos. Várias abordagens psicométricas foram utilizadas para verificar a qualidade estrutural da bateria, e as apresentações desta mesa redonda irão apontar as evidências e limitações encontradas. Espera-se, com esse tipo de trabalho, fomentar o paradigma dos instrumentos de domínio público no Brasil.

Resumo Apresentador 1

Estimar a dimensionalidade de instrumentos psicológicos é uma das atividades mais centrais e antigas da psicologia. No entanto, é também uma das mais desafiadoras, uma vez que os construtos psicológicos apresentam diversas composições estruturais, com diferentes números de itens, fatores, categorias de resposta e correlação entre os fatores. As técnicas tradicionalmente utilizadas para verificar a dimensionalidade dos instrumentos, como a análise paralela e a técnica do autovalor-maior-que-um, apesar de serem ferramentas poderosas, apresentam limitações sérias. No geral, as técnicas tradicionais tendem a subestimar o número de fatores quando há correlações fortes entre eles. O presente trabalho irá introduzir a técnica denominada Exploratory Graph Analysis, que foi desenvolvida para superar as limitações das técnicas tradicionais, e irá demonstrar sua aplicabilidade na bateria ICAR, composta por 60 itens que, em tese, avaliam quatro dimensões específicas da inteligência: a capacidade viso-espacial, o raciocínio verbal, o raciocínio numérico e o raciocínio matricial.

Resumo Apresentador 2

Uma das primeiras etapas no processo de avaliação psicométrica de instrumentos de psicológicos envolve a verificação da sua estrutura dimensional. Essa investigação é ainda mais importante no campo da inteligência, uma vez que a estrutura dos instrumentos ajuda a guiar a formação de modelos teóricos sobre a sua organização e desenvolvimento. A bateria ICAR, International Cognitive Ability Resource, foi construída como uma das primeiras baterias de domínio público do mundo. Ela é composta por centenas de itens construídos para avaliar um número de dimensões da inteligência. Em 2015, foram divulgados cerca de 60 itens construídos para avaliar quatro dimensões básicas da inteligência: a capacidade viso-espacial, o raciocínio verbal, o raciocínio numérico e o raciocínio matricial. Após a divulgação desses itens, realizou-se uma coleta de dados coletiva, em três estados Brasileiros. Cerca de 2615 pessoas, entre adolescentes, adultos e idosos, foram submetidos à essa bateria. O presente trabalho irá investigar qual modelo estrutural melhor se ajusta aos dados: um modelo com quatro fatores correlacionados, um modelo hierárquico, ou um modelo bifatorial com quatro fatores específicos. Os resultados apontam o modelo bifatorial como sendo o que apresenta o melhor ajuste ().

Resumo Apresentador 3

A condução de pesquisas multicêntricas no Brasil é uma demanda crescente. A abordagem multicêntrica permite a criação de bancos de dados com maior diversidade amostral, englobando pessoas com diferentes faixas-etárias, diferentes escolaridades, renda e de diferentes estados Brasileiros. No entanto, a abordagem multicêntrica envolve uma série de limitações, que vão desde as financeiras até as técnicas em nível de gerenciamento de dados. O presente trabalho irá apresentar algumas diretrizes sobre a condução de projetos multicêntricos, de forma a garantir uma alta qualidade dos dados gerados, principalmente quando o projeto engloba um número elevado de pessoas que coletam e tabulam os dados. Essas diretrizes foram implementadas no projeto ICAR Brasil, e possibilitou a coleta de dados em aproximadamente 2615 pessoas da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, em apenas seis meses. De forma a verificar se os dados coletados possuem consistência entre os responsáveis locais de projeto, propõe-se a utilização das análises multivariadas dos índices de ajuste dos participantes (respondentes), divididos de acordo com o estado, responsável pela tabulação e responsável pela coleta. O objetivo é apresentar as vantagens e desvantagens dessas diretrizes, assim como os acertos e erros do projeto multicêntrico ICAR Brasil.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Inteliência, Análise de Dados, Cognição