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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 821-1

Poster (Painel)


821-1

Um Estudo Sobre a Interlocução entre Profissionais que atuam em Acolhimento Institucional

Autores:
SANTOS, E. M. A.1, VASCONCELLOS, S. J. L1, BACCIN, A. A.1, MACHADO, V. C.1, PRATES, P. F.1, SILVEIRA, J. F.1
1 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: O presente estudo será realizado para adquirir conhecimento dos aspectos pertinentes à manifestação de ansiedade em monitores de abrigo. A criança e/ou adolescente que necessita de acolhimento institucional chega ao abrigo com seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos e identifica no monitor sua referência, projetando nesse profissional seus sentimentos de ambivalência enquanto perda, abandono e agressividade. Assim, a presente pesquisa busca investigar a relação entre os níveis de ansiedade e as habilidades sociais em monitores de abrigo. Salienta-se que, resultados semelhantes foram apontados por Sperancetta (2010), quanto às relações estabelecidas em casas lares na região de Brasília/DF, cujas monitoras revelaram intenso sofrimento psíquico e desamparo em virtude do desacolhimento de crianças com as quais estabeleceram laços significativos. Cavalcante (2008), discorre sobre a ausência de literatura que trate das peculiaridades da psicologia de cuidadores em instituições de acolhimento de crianças afastadas da família. Objetivo: Investigar a existência de ansiedade excessiva nos monitores de abrigo e avaliar traços de personalidade destes profissionais. Método: A presente pesquisa será de caráter misto, com delineamento transversal e correlacional. Realizada com aproximadamente 60 monitores, dos sexos feminino e masculino, de abrigos governamentais e não governamentais localizados em municípios da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Como instrumentos serão aplicados o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e a Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo (EFN). Resultados e Conclusão: Além dos instrumentos destacados, estão sendo elaboradas e serão validadas três vinhetas para avaliar as habilidades sociais dos participantes, envolvendo situações diárias relativas à atuação dos mesmos. Essas vinhetas resultam da avaliação de três juízes sendo que, para tanto, houve concordância quanto à pertinência dos temas abordados e clareza na narrativa. E dessa forma, busca-se quantificar as estratégias descritas de resolução de problemas para correlacionar com o IHS.

Palavras-chave:
 acolhimento institucional, monitores, habilidades sociais