Visite o site do IBAP

EVENTO REALIZADO

CONVIDADOS CONFIRMADOS

Adriana Cristina Boulhoça Suehiro

Adriana Cristina Boulhoça Suehiro

Psicóloga. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, pós-doutoramento em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Santo Antônio de Jesus - Bahia.

Minicurso: Introdução ao Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG)

Alexsandro Luiz De Andrade

Alexsandro Luiz De Andrade

Atua como professor e pesquisador na Universidade Federal do Espírito Santo, nas áreas de Avaliação Psicológica, Psicologia Organizacional e Administração Pública, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia; Planejamento de Carreira; Interações trabalho-família; Psicologia Organizacional e do Trabalho. Membro da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP). Bolsista Produtividade do CNPq.

Minicurso: Novas direções para prática de Orientação Profissional e Carreira em diálogo com Avaliação Psicológica

Amélia Regina Alves

Amélia Regina Alves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília - UnB (1979), mestrado em Psicologia pela UnB (1986) e doutorado em Psicologia pela UnB (2005). Atualmente é pesquisadora associado ao Programa de Pós-graduação / Depto. de Psicologia Social e do Trabalho - PST / Instituto de Psicologia – IP /UnB, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Comportamentos Emergentes das Redes Sociais.

Minicurso: Avaliação do Comportamento do Consumidor

Ana Carolina Peuker

Ana Carolina Peuker

Psicóloga, Professora e Pesquisadora. Especialista em Psicologia Clínica. Possui Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Psicologia, no Programa de Pós Graduação (PPG) em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professora do Instituto de Psicologia da UFRGS. Realizou pós Doutorado no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde do PPG em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no qual atuou como professora e pesquisadora por três anos. Foi pesquisadora colaboradora e professora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD), do Departamento de Psiquiatria da UFRGS, onde atuou por mais de 10 anos. É membro da Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRP/07), onde atua no Grupo de Trabalho em Avaliação do Risco Psicossocial. CEO da Bee Touch, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para saúde.

Workshop: INOVAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: Como tornar o processo ágil e eficiente através da AVAX

Ana Carolina Zuanazzi

Ana Carolina Zuanazzi

Doutoranda, Universidade São Francisco (USF)

Psicóloga, doutoranda filiada ao Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSaM-I) da Universidade São Francisco (USF) e em coorientação com o Ph.D. Gregory J. Meyer da University of Toledo (UT). Pesquisa sobre medidas de avaliação da personalidade e inteligência emocional, investindo em pesquisas e capacitação para o uso do teste de Rorschach pelo Rorschach Performance Assessment System (R-PAS).

Minicurso: R-PAS: a cientificidade e aplicabilidade das manchas de tinta

Ana Cristina Ávila Batista

Ana Cristina Ávila Batista

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990). Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001) e Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Regional de Psicologia - CRP/04 (2002). Mestre em Psicologia - área de concentração Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco (CAPES 7). Doutorado interrompido em 2017 pela mesma instituição. Tenente Coronel Psicóloga do Quadro de Oficiais da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Tem experiência em Recrutamento e Seleção de Pessoal, Avaliação Psicológica, Avaliação de Desempenho e Treinamento e Desenvolvimento. Atua principalmente nas áreas: Avaliação psicológica, testes, avaliação de desempenho e treinamento e psicologia organizacional.

Minicurso: Avaliação Psicológica em Concursos Públicos: Contribuições para a Atuação técnica e ética da Psicóloga e do Psicólogo.

Ana Cristina Resende

Ana Cristina Resende

PhD, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go)

Psicóloga, doutora em Psicologia pela PUCRS, Pós-doutorado pela UNIFESP (Departamento de Psiquiatria). Professora-adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC Goiás e filiada ao LAPSaM-I da Universidade São Francisco (USF) em Campinas-SP. Presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo) e integrante da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Minicurso: R-PAS: a cientificidade e aplicabilidade das manchas de tinta

Whorkshop: Formação para atuar como parecerista ad hoc do Satepsi

Ana Isabel Sani

Ana Isabel Sani

Professora Associada da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Portugal. Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho; coordenadora do Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime na UFP; cocoordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP e perita forense. Investigadora e Cocoordenadora do Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC). Membro integrado externo do Centro de Investigação em Estudos da Criança, na Universidade do Minho/Portugal. Colabora com o Centro de Investigação em Ciências Sociais e do Comportamento (FP-B2S) da UFP. Desenvolve investigação nas áreas da Vitimologia e Psicologia Forense, em especial nos temas da vitimação e proteção da criança, sistema de justiça, crime e (in)segurança. É formadora, psicóloga certificada e autora de várias publicações nacionais e internacionais.

Ana Paula Porto Noronha

Ana Paula Porto Noronha

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco desde 2001. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, orientação profissional e psicologia positiva. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação nos biênios 2003-2005 e 2009-2011. Atualmente, é vice-coordenadora. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009). É presidente da Associação Brasileira de Editores Científicas em Psicologia (AbeciPsi). Coordenou o GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica e de Avaliação em Psicologia Positiva da ANPEPP em 2006 e 1016. Foi editora dos periódicos Avaliação Psicológica (2006-2010) e Psico-USF (2011-2016). É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1A

Minicurso: Elaboração de relatórios psicológicos

Andersson Pereira dos Santos

Andersson Pereira dos Santos

Delegado de Polícia Federal. Doutorando em Administração (Universidade de Brasília), Mestre em Administração Pública (Universidade de Brasília), Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público (Escola Nacional de Administração Pública) e Graduado em Direito (Universidade Federal da Bahia). Coordenador de Recrutamento e Seleção da Polícia Federal. Professor e Tutor da Academia Nacional de Polícia.

Debates Polêmicos: A construção e consolidação da jurisprudência a respeito da avaliação psicológica aplicada em concursos públicos.

Anna Elisa Villemor Amaral

Anna Elisa Villemor Amaral

Psicóloga, com mestrado e doutorado pela Unifesp e pós doutorado na Universidade de Savoia, França. Professora da Universidade Sao Francisco e bolsista produtividade CNPq, nivel 1C. Já foi presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos(Asbro) sendo atualmente parte de seu conselho consultivo. É também membro associado do IBAP; da Society for Personality Assessment; da International Rorschach Society e do Therapeutic Assessment Institut.

Minicurso: Introdução à Avaliação Terapêutica

Aura Nidia Herrera Rojas

Aura Nidia Herrera Rojas

Psicóloga con estudios de especialización en estadística y título de doctorado en "Diseños, Evaluación y Tecnología Informática en Ciencias del Comportamiento" por la Universidad de Barcelona, España. Profesora del Departamento de Psicología de la Universidad Nacional de Colombia, directora del Laboratorio de Psicometría y coordinadora del Centro de Pensamiento en Evaluación y Meritocracia de la misma universidad.

Experiencia docente en las asignaturas relacionadas con la formación en metodología de la investigación, métodos cuantitativos, psicometría y evaluación psicológica tanto en pregrado como en posgrado. Sus intereses investigativos se centran en el estudio, análisis y adaptación de métodos e instrumentos utilizados en la investigación y en la evaluación en psicología, con especial énfasis en la búsqueda de medidas equitativas en procesos masivos de evaluación en educación y en selección de personal.

Hot Topics Internacionais em Avaliação Psicológica

Carlos Henrique Nunes

Carlos Henrique Nunes

Mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da UFRGS e USF. É membro do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Tem atuado na criação de testes para avaliação da personalidade e adaptação de testes cognitivos, sendo um dos autores da Bateria Fatorial de Personalidade - BFP. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica com ênfase em avaliação da personalidade, inteligência, avaliação educacional e psicometria.

Carlos Manoel Lopes Rodrigues

Carlos Manoel Lopes Rodrigues

Psicólogo pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre e Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica em Contexto de Trabalhos de Risco, vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida - LabPam. Professor Assistente do Centro Universitário de Brasília.

Minicurso: Avaliação Psicológica no contexto das Normas Reguladoras (NRs 33 e 35)

Caroline Tozzi Repold

Caroline Tozzi Repold

Doutora em Psicologia, como pós-doutorado em Psicologia (UFRGS), em Avaliação Psicológica (USF) e em Ciências da Educação (Universidade do Minho). Professora associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - docente na graduação e pós-graduação e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica/UFCSPA. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Membro da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (SATEPSI). Bolsista Produtividade do CNPq.

Minicurso: Avaliação e Intervenções em Psicologia Positiva nas áreas da Saúde e da Educação

Cassandra Melo Oliveira

Cassandra Melo Oliveira

Psicóloga, Doutora em Psicologia pelo PPGP da UFSC. Professora do curso de Psicologia da Faculdade Cesusc. Neuropsicóloga. Psicóloga Clínica e supervisora clínica em Terapia Cognitivo-comportamental e Neuropsicologia.Participa de pesquisas na Área da Avaliação Psicológica que abrangem os seguintes eixos temáticos: Personalidade, Estudos sobre Deficiência, Desenho Universal e Neuropsicologia.

Minicurso: Testagem Universal: construindo uma prática inclusiva em Avaliação Psicológica.

Cíntia Ribeiro Martins

Cíntia Ribeiro Martins

Psicóloga. Professora auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento pela UFBA. Mestre em Psicologia Social pela UFPB. Especialista em Avaliação Psicológica e em Terapia Cognitivo-Comportamental. Terapeuta Cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Representante da SBNp e vice delegada da FBTC na Bahia.

Minicurso: Avaliação neuropsicológica das Funções Executivas na Infância

Clarissa Marceli Trentini

Clarissa Marceli Trentini

Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica (UFRGS). Professora Associada nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia no Instituto de Psicologia da UFRGS. Bolsista 1C, CNPq.

Minicurso: Teste Wisconsin de Classificação de Cartas – adaptação e padronização brasileira dos 6 anos e meio aos 89 anos e 11 meses

Claudia Hofheinz Giacomon

Claudia Hofheinz Giacomon

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia pela UFRGS/YALE. Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva (NEPP).

Minicurso: Curso TDE- II Teste de Desempenho Escolar-II: Fundamentos, validação, padronização, normatização, interpretação.

Daniela Sacramento Zanini

Daniela Sacramento Zanini

É professora Adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na graduação e pós-graduação em Psicologia, Conselheira do Conselho Federal de Psicologia e membro da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica (CCAP/SATEPSI). Tem interesse nos seguintes temas: avaliação psicológica, psicologia positiva, fatores de risco e proteção a saúde e resiliência.

Whorkshop: Formação para atuar como parecerista ad hoc do Satepsi

Danilo Assis Pereira

Danilo Assis Pereira

Ph.D., psicólogo, mestre em Processos Psicológicos Básicos (IP-UnB) e doutorado em Neurociências (FCS-UnB). Fundador do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro) e do Laboratório Avançado de Psicometria (CogMetrics) com experiência na área de Psicometria, Avaliação Psicológica, Neurociências e Psicofísica.

Minicurso: Machine Learning na Avaliação Psicológica: predição e classificação diagnóstica

Denise R. Bandeira

Denise R. Bandeira

Psicóloga (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), especialista Diagnóstico Psicológico (PUCRS). Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na área de avaliação psicológica nos cursos de graduação e pós-gradução em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora 1C do CNPq.

Minicurso: Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP): aplicação nos contextos clínico e forense.

Dóris Firmino Rabelo

Dóris Firmino Rabelo

Docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia - UFBA e do Mestrado Profissional em Saúde da Família - ProfSaúde (ABRASCO). Compõe o Grupo de Trabalho “Relações Intergrupais, Preconceito e Exclusão Social” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.

Minicurso: Avaliação psiconeurogerontólogica

Evandro Moraes Peixoto

Evandro Moraes Peixoto

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade de Pernambuco - UPE. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria LAPPsi. Pós-doutorando em Psicologia pela Universidade São Francisco. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com estágio doutoral PDSE desenvolvido na Université du Québec à Trois-Rivières - QC Canadá. Membro do GT Avaliação Psicológica em Psicologia Positiva e Criatividade na ANPEPP.

Minicurso: Avaliação Psicológica no contexto esportivo e do Exercício Físico

Everson Meireles

Everson Meireles

Doutor em Psicologia / Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Mestre em Psicologia / Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Psicologia (Bacharel e Psicólogo) também pela UnB. É professor adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e membro fundador do Laboratório de Instrumentação e Avaliação Psicológica (LABIAP/UFRB).

Minicurso: Avaliação do Comportamento do Consumidor

Fabián Javier Marín Rueda

Fabián Javier Marín Rueda

Possui graduação em Psicologia (2004), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco - Itatiba. Foi editor da Revista Psicologia: Pesquisa & Trânsito nos anos de 2005 e 2006 e da Revista PsicoUSF nos anos de 2010 e 2011. Foi membro da Comissão para Avaliação Psicológica no Trânsito do Conselho Federal de Psicologia e representante do Conselho Federal de Psicologia na Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Trânsito (2009-2014). Sócio Fundador da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECiPsi), sendo presidente da referida associação de 2010 a 2014. Foi representante do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira na Comissão técnico-científica da BVS-Ulapsi-Brasil. Conselheiro do XVII Plenário do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2017-2019) e Coordenador do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) do CFP. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

Debate Polêmico - Avaliação Psicológica no trânsito: de onde viemos e para onde vamos?

Fabiano Koich

Fabiano Koich

Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), psicólogo com mestrado (2006) e doutorado (2010) com ênfase em avaliação psicológica. Tem experiência em clínica e na área acadêmica, atuando com os seguintes temas: construção de instrumentos, emoções e inteligência emocional, testagem adaptativa informatizada, inteligência e personalidade. Foi pesquisador convidado na Itália (2015) e EUA (2018)

Minicurso: Avaliação da inteligência emocional

Felipe Valentini

Felipe Valentini

É Doutor em Psicologia (UnB) e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Valentini é editor associado da Revista Avaliação Psicológica (do IBAP). Seus interesses de pesquisa focam em psicometria (principalmente TRI, SEM, análise multinível e viés de resposta), avaliação psicológica, inteligência e desempenho. É bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq.

Minicurso: Análise exploratória e confirmatória com o R

Fernanda Gonçalves da Silva

Fernanda Gonçalves da Silva

Psicologa Doutoranda pela Universidade Federal de Psicologia do Rio de Janeiro , mestre em avaliação psicológica e construção de instrumentos Editora da revista Psicologia e conexões ; Coordenadora adjunta do curso de psicologia Universidade Estácio de Sá e coordenadora focal da pós graduação em avaliação psicológica IESPE no Rj.

Minicurso: Avaliação psicológica no contexto da cirurgia bariátrica

Gisele Alves

Gisele Alves

É psicóloga, mestre em Psicologia, com ênfase em avaliação psicológica, pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Gerente de Projetos voltados para a Educação no edulab21 do Instituto Ayrton Senna e Consultora em avaliação psicológica, construção de instrumentos, adaptações transculturais e treinamento na área de avaliação psicológica na Pearson Clinical Assessment do Brasil.

Minicurso: As Escalas Wechsler de Inteligência WISC-IV, WASI e WAIS-III: da aplicação à interpretação dos resultados e estudos de casos clínicos.

Giselle Pianowski

Giselle Pianowski

PhD, Universidade São Francisco (USF) | Rorschach Performance Assessment System (R-PAS)

Psicóloga, doutora em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, atua como pesquisadora de pós-doutorado filiada ao Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSaM-I) da Universidade São Francisco (USF) em Campinas-SP, e como pesquisadora assistente filiada ao Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). Possui foco de pesquisa em medidas de avaliação da personalidade, notadamente o teste de Rorschach pelo sistema R-PAS.

Minicurso: R-PAS: a cientificidade e aplicabilidade das manchas de tinta

Irani Iracema de Lima Argimon

Irani Iracema de Lima Argimon

Doutora em Psicologia (PUCRS). Mestre em Educação (PUCRS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Professora Titular nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na Escola de Ciências da Saúde (PUCRS). Bolsista 1D, CNPq.

Minicurso: Teste Wisconsin de Classificação de Cartas – adaptação e padronização brasileira dos 6 anos e meio aos 89 anos e 11 meses

Jorge Luiz Lordêlo de Sales Ribeiro

Jorge Luiz Lordêlo de Sales Ribeiro

É Psicólogo, com formação clínica. Possui Mestrado em Linguística e Doutorado em Educação. Atuou muitos anos na clínica psicológica, em consultório particular e, institucionalmente, no Serviço de Psicologia da UFBA, que coordenou e desenvolveu projetos de extensão no campo da avaliação psicológica e orientação profissional. É professor do Instituto de Psicologia da UFBA e do Programa de Pós-graduação em Estudos sobre a Universidade – IHAC/UFBA.

Minicurso: Interpretação do desenho infantil e sua contribuição para a avaliação psicológica

José Humberto da Silva-Filho

José Humberto da Silva-Filho

Doutor em Ciências: Psicologia (USP-RP). Especialista em Psicologia Clínica (CFP). Especialista em Neuropsicologia (CFP). Professor Adjunto nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Minicurso: Teste Wisconsin de Classificação de Cartas – adaptação e padronização brasileira dos 6 anos e meio aos 89 anos e 11 meses

Josemberg Moura de Andrade

Josemberg Moura de Andrade

É professor Associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, ambos da Universidade de Brasília (UnB). É editor associado da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. Seus interesses de pesquisa incluem psicometria, avaliação da personalidade, avaliação cognitiva e avaliação educacional.

Minicurso: Aplicações Da Teoria De Resposta Ao Item Na Construção De Instrumentos Psicológicos

Whorkshop: Formação para atuar como parecerista ad hoc do Satepsi

Kelly Cristina Atalaia da Silva

Kelly Cristina Atalaia da Silva

Doutora em Neurociência e Biologia do Comportamento pela Universidad Pablo de Olavide de Sevilla/España. Docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisadora do Laboratório de Instrumentação e Avaliação Psicológica (LABIAP) da UFRB e coordenadora do Núcleo de Neurociência e Neuropsicologia Cognitiva (NUNNCOG) da UFRB.

Minicurso: Avaliação psiconeurogerontólogica

Lucas de Francisco Carvalho

Lucas de Francisco Carvalho

Doutor em psicologia com ênfase em avaliação psicológica, com formação em acompanhamento terapêutico pelo IPq do HC-FMUSP e especialista em revisão sistemática e metanálise pela faculdade de medicina da USP. Realizou parte do doutorado na University of Toledo (EUA). Bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq. É docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF.

Debates Polêmicos: A era digital: quais as possibilidades e restrições para avaliação psicológica?

Atividade Pré-Congresso: Transtornos da personalidade: conceito e avaliaçõo

Lucila Moraes Cardoso

Lucila Moraes Cardoso

Professora Adjunta do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde coordena o Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (LEAPSI). É professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua principalmente com os Métodos projetivos de Avaliação Psicológica.

Minicurso: O uso do teste de Zulliger pelo sistema compreensivo para avaliação de executivos

Maisa dos Santos Rigoni

Maisa dos Santos Rigoni

Doutora em Psicologia (PUCRS). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Psicanalista pela Associação Psicanalítica Sigmund Freud. Professora Adjunta no Curso de Graduação em Psicologia da PUCRS.

Minicurso: Teste Wisconsin de Classificação de Cartas – adaptação e padronização brasileira dos 6 anos e meio aos 89 anos e 11 meses

Marcela Mansur

Marcela Mansur

Psicóloga, mestre em desenvolvimento humano e doutora em Neurociências pela UFMG. Professora adjunta do Departamento de Psicologia da UFMG e orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da mesma universidade. Membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) na gestão 2017-2019. Orienta trabalhos e pesquisa nas linhas de avaliação e intervenção cognitiva e personalidade, perfeccionismo e saúde mental. É consultora de avaliação do desenvolvimento de bebês de projetos vinculados à Faculdade de Medicina da UFMG com fomento do National Institute of Health (NIH) dos EUA.

Minicurso: "Avaliação psicológica de bebês: o que temos e o que podemos fazer?"

Marcelo Tavares

Marcelo Tavares

Doutor em Psicologia Clínica (Ph.D., 1993, USIU/AIU). Atua como Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília onde coordena o Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio. Seus interesses principais envolvem a Intervenção em Crise e seus temas correlatos: o impacto de eventos de vida adversos e de traumas precoces; o sofrimento ou vulnerabilidade psíquica grave e a psicodinâmica da crise; a avaliação e intervenção nos casos de risco (suicídio, violência, traumas); as técnicas de psicoterapia e de intervenção emergencial; a estruturação e os transtornos de personalidade, a psicopatologia e suas comorbidades. Há também o interesse na formação técnica e experiência subjetiva do profissional de Saúde Mental no exercício de atividades da Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio.

Minicurso: Avaliação e manejo da crise suicida

Nelson Hauck

Nelson Hauck Filho

Doutor em Psicologia (UFRGS) e Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. É Editor-chefe da Revista Avaliação Psicológica, e Consulting Editor no journal Psychological Assessment. Possui como temáticas de interesse vieses de resposta a instrumentos de autorrelato, psicopatia, transtornos da personalidade e competências socioemocionais. É bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq.

Minicurso: Análise exploratória e confirmatória com o R

Atividade Pré-Congresso: Transtornos da personalidade: conceito e avaliaçõo

Patrícia Alvarenga

Patrícia Alvarenga

É Professora Associada do Instituto de Psicologia e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio pós-doutoral na Unidad de Agression y Familia, Universidad de Valencia e no Children's Learning Institute, University of Texas.

Minicurso: Análise sequencial da interação mãe-criança

Rauni Jandé Roama Alves

Rauni Jandé Roama Alves

Docente em Avaliação Psicológica na Universidade Federal de Mato Grosso. Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui especialização em Psicopedagogia e Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil, ambas pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Psicopedagogia pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicólogo pela Universidade Estadual de Londrina.

Minicurso: Avaliação Neuropsicológica nos Transtorno do Neurodesenvolvimento

Renata Franco

Renata Franco

Psicóloga. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (2009), pós-doutoramento em psicologia pela universidade Picardie Jules Verne-França (2011) e docente de l'Institut Catholique de Toulouse desde 2012. Atua na área acadêmica, pesquisando, ministrando cursos e disciplinas ligadas a psicologia clinica, técnicas projetivas, avaliação de personalidade, dependência química e comportamental.

Conferência de Abertura: O Desafio da Transdisciplinaridade Aplicada na Pesquisa e na Prática da Avaliação Psicológica.

Ricardo Primi

Ricardo Primi

É Psicólogo pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. É Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica). É pesquisador membro do do EduLab21 Centro de Conhecimento do Instituto Ayrton Senna. Em 2009 foi professor visitante na University of Toledo (Ohio, EUA) com bolsa Fulbright/CAPES. É bolsista Produtividade do CNPq (1A).

Minicurso: Depp learning com R na avaliação psicológica

Debates Polêmicos: A era digital: quais as possibilidades e restrições para avaliação psicológica?

Rodolfo A. M. Ambiel

Rodolfo A. M. Ambiel

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente do Programa de Pós graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica) e do curso de graduação em Psicologia da mesma universidade. É editor-chefe da Revista Psico USF (Qualis A2). Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) - gestões 2015-2017 e 2017-2019. Bolsista Produtividade do CNPq – nível 2.

Workshop: Avaliação psicológica em processos de Orientação Profissional e de Carreira

Sabrina Martins Barroso

Sabrina Martins Barroso

Psicóloga pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Especialista em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Psicologia e Doutora em Saúde Pública pela UFMG. Professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, coordenadora do Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde (NAPIS) e líder de pesquisa do NAPIS-CNPq. Além disso integra o Grupo de Pesquisa em Epidemiologia e Avaliação em Saúde (GPEAS/UFMG) e o GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Minicurso: Avaliação psicológica e psicofarmacologia: possibilidades e usos em diagnóstico e prognóstico

Sérgio Eduardo Silva de Oliveira

Sérgio Eduardo Silva de Oliveira

Psicólogo (Unilavras), especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS), mestre e doutor em Psicologia (UFRGS), com estágio de doutoramento na University of Minneapolis (EUA). Professor adjunto do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura. Os interesses de pesquisa são em métodos de avaliação e em modelos diagnósticos de transtornos mentais.

Minicurso: Avaliação Psicológica de Transtornos da Personalidade

Atividade Pré-Congresso: Transtornos da personalidade: conceito e avaliaçõo

Sibele Faller

Sibele Faller

Psicóloga, especialista em psicologia clínica com ênfase em psicoterapia comportamental, mestre e doutora em Ciências Médicas, no Programa de Pós Graduação em Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência de mais de 10 anos em dependência química, psicologia clínica e pesquisa em saúde. Foi pesquisadora colaboradora e professora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas, do Departamento de Psiquiatria da UFRGS. É revisora, em âmbito nacional e internacional de periódicos científicos. É membro da Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRP/07) e CSO da Bee Touch.

Workshop: INOVAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: Como tornar o processo ágil e eficiente através da AVAX

Silvana Gaino

Silvana Gaino

Pós-Doutora em Neurociências e Ciências do Comportamento na FMRP - USP de Ribeirão Preto/SP (2018). Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/SP (2014). Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo-USP/SP (2005). Atualmente é Professora Adjunto III em regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tem experiência clínica na área de Psicologia, Desenvolvimento Infantil, Psicopatologia e Psicodiagnóstico. Na área de Psicodiagnóstico realiza Psicodiagnóstico Diferencial principalmente na área de Avaliação em Transtornos do Neurodesenvolvimento (com ênfase nos Transtornos do Espectro Autístico).

Minicurso: Avaliação Psicológica no contexto do Processo Psicodiagnóstico: importância e evidências clínicas

Sonia Liane Reichert Rovinski

Sonia Liane Reichert Rovinski

Especialista em Psicologia Criminal, em Criminologia e Psicologia Jurídica, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde, com Pós-doutorado em Avaliação Psicológica. Psicóloga Susepe (1982-1993) e TJ-RS (1993-2013). Atualmente Assistente Técnica em Psicologia Jurídica. Coordenadora e docente do curso de Pós-graduação em Psicologia Jurídica da Sapiens - Instituto de Psicologia (PR).

Debate Polêmico - Quais os desafios da atuação do psicólogo no sistema forense: do cumprimento da entrevista especial, realização de perícia a outras práticas.

Solange Muglia Wechsler

Solange Muglia Wechsler

É psicóloga, com mestrado e doutorado na University of Georgia (Estados Unidos) e pós-doutorado na University of Buffalo e no Torrance Center of Creative Studies. Coordena o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas (LAMP) na PUC-Campinas onde é docente e pesquisadora. Foi uma das fundadoras do IBAP. Faz parte do Comitê Executivo da International Testing Commission, no qual representa os países ibero-latinos. È presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação.Possui vários livros, artigos, e testes sobre criatividade e inteligênica. É editora chefe da revista Estudos de Psicologia (Campinas).

Minicurso: DFH-IV- O desenho da figura humana: Avaliação do desenvolvimento cognitivo infantil

Tatiana de Cassia Nakano

Tatiana de Cassia Nakano

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas. Pesquisadora produtividade nível 2 CNPq. Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência, Competências Socioemocionais, Psicologia do Esporte e Psicologia Positiva. Presidente passado da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis, 2014-2017), membro colaborador do Conselho

Minicurso: Altas habilidades/superdotação: compreensões, identificação e atendimento

Thatiana Helena de Lima

Thatiana Helena de Lima

Psicóloga, mestre e doutora em psicologia, com área de concentração em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco. Professora Adjunta na Universidade Federal da Bahia. Coordenadora da Liga Acadêmica de Saúde do Trabalhador - LAST. É editora assistente da revista Psicologia Ensino & Formação

Minicurso: Instrumentos De Avaliação De Habilidades Linguísticas

Vivian M. Lago

Vivian M. Lago

Psicóloga (Universidade Católica de Pelotas), especialista em Psicologia Jurídica (Ulbra). Mestre e doutora com pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora nas áreas de avaliação psicológica e psicologia jurídica nos cursos de Psicologia e Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Coordenadora do Curso de Psicologia da Unisinos – Campus Porto Alegre. Atua como assistente técnica em processos das Varas de Família.

Minicurso: Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP): aplicação nos contextos clínico e forense

Wagner Machado

Wagner Machado

Psicólogo (ULBRA), Doutor em Psicologia (UFRGS). Estágio pós-doutoral em Psicologia (UFRGS). Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador do grupo de pesquisa Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental, possui experiência nas áreas de psicometria, psicologia da saúde e psicologia positiva.

Debate Polêmico: A Avaliação Psicológica na Era da Informação: avanços e reflexões éticas"

Wladimir Rodrigues da Fonseca

Wladimir Rodrigues da Fonseca

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PSTO da Universidade de Brasília, É professor de Técnicas de Exame Psicológico - UNICEPLAC. Coordena a avaliação psicológica do CESPE/CEBRASPE em concursos nacionais e estaduais. Membro do grupo de pesquisa Perfil - Avaliação Psicológica no Contexto da Segurança – LABPAM/UNB

Debates Polêmicos: Avaliação Psicológica em Concursos Públicos – Desafios versus Possibilidades