Português Inglês Espanhol

Escala de Autoeficácia no Trabalho (EAE-T): construção e estudos psicométricos

05/04/2019

A autoeficácia diz respeito às crenças de um indivíduo sobre sua capacidade de manipular e efetuar as atividades necessárias para realizar uma tarefa. Estudos vem mostrando que o construto se faz relevante no âmbito laboral, podendo influenciar no desempenho, persistência e motivação das pessoas para a realização de determinadas tarefas, inclusive no trabalho. No Brasil, embora haja uma teoria em autoeficácia bastante consolidada pela Psicologia Social Cognitiva, tal construto ainda é pouco estudado no contexto da Psicologia Organizacional e da Avaliação Psicológica. Diante desse cenário, pesquisadores desenvolveram a Escala de Autoeficácia no Trabalho (EAE-T).

 

Highlights

  • A análise fatorial exploratória da EAE-T resultou em três dimensões: “relações interpessoais trabalhistas”, “execução do trabalho” e “relacionamento com a liderança”;
  • A EAE-T apresentou resultados validade de confiabilidade adequada, acima dos parâmetros estipulados pelo SATEPSI;
  • A versão final da EAE-T foi composta por 17 itens respondidos por uma escala likert de 5 pontos.

 

Referência:

Cardoso, H. F., & Baptista, M. N. (2019). Escala de autoeficácia no trabalho (EAE-T): construção e estudos psicométricos. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 12(1), 3-18.

 

Link para acesso ao artigo completo: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v12n1/02.pdf