Português Inglês Espanhol

O ensino de Avaliação Psicológica nas instituições de ensino superior do Ceará

11/11/2019

A área da Avaliação Psicológica (AP) tem suma importância para a ciência psicológica, permitindo compreender o funcionamento psíquico dos indivíduos. Essa importância é refletida nas diversas tentativas de reconhecer os limites da área e desenvolver melhorias. Vários autores discutiram alguns dos problemas vivenciados na área de AP, como o uso inadequado dos instrumentos, instrumentos desatualizados e sem base científica, produção inadequada de laudos psicológicos e o uso técnico dos instrumentos, e também discutiram a relevância do aprimoramento dos instrumentos e da formação do psicólogo em AP, pois consideram que os problemas existentes decorrem basicamente da má formação profissional. Diante dessa contextualização, a presente pesquisa visa verificar como ocorre o ensino da AP nos cursos de Psicologia das Instituições de Ensino Superior do Ceará.

 

Highlights:

  • Participaram da pesquisa nove professores de AP de cursos de Psicologia de diferentes Instituições de Ensino Superior do estado do Ceará. A idade dos profissionais variou entre 24 e 45 anos com o tempo em que estavam formados entre 2 e 19 anos.
  • Um dos professores tinha graduação além da Psicologia, sendo esta em Pedagogia. Três professores tinham como titulação máxima o mestrado e outros três o doutorado.
  • Apenas dois professores possuem formação em AP. Todos os professores apontaram ter prática na área e oito desses participaram de congressos da área nos últimos cinco anos. Dentre os congressos citados, sete mencionaram os organizados pelo IBAP.
  • Seis professores não eram associados a alguma instituição de AP e três declararam ser associados ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP).
  • Metade dos professores desenvolvem alguma pesquisa na área de AP.
  • Todos os professores relataram realizar atividades práticas nas disciplinas de Avaliação Psicológica. Mas poucos citaram como indispensáveis para o ensino da AP os conteúdos sobre elaboração de documentos escritos e Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).
  • 25% dos professores não conhecem a função do SATEPSI.

 

Referência:

Lucila Moraes Cardoso e Gabriel Vitor Acioly Gomes

Cardoso, L. M., & Gomes, G. V. A. (2019). O ENSINO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, (48).

Psic. da Ed., São Paulo, 48, 1º sem. de 2019, pp. 55-66

Link para o artigo: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/45662/30169