Bruno Bonfá-Araujo, Eliana Santos de Farias, Janaina Chnaider Miranda
Durante muitos anos a formação em AP no Brasil foi considerada insatisfatória. Visando contribuir com o desenvolvimento dos psicólogos que trabalham com AP, o Conselho Federal de Psicologia determinou, por meio da Resolução 009/2018, que é responsabilidade dos cursos de Psicologia oferecer um plano de ensino que garanta o ensino apropriado do manejo e compreensão dos testes psicológicos. Mas, embora haja leis, resoluções e documentos que determinam padrões para construção e uso de testes psicológicos, ainda não há diretrizes que determinem a necessidade de especialização do psicólogo para o manuseio de qualquer que seja o instrumento. Assim, deve-se considerar a necessidade de atualização de formação e ensino da avaliação psicológica no Brasil. A partir do exposto e inspirado por outros estudos, este estudo tem o objetivo de investigar o conhecimento de graduandos de Psicologia sobre os critérios psicométricos, bem como identificar o nível de conhecimento sobre avaliação psicológica dos alunos em concordância com os semestres no qual estão inseridos.
Highlights:
Artigo completo: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/65877
IBAP: 25 anos construindo a Avaliação Psicológica no Brasil