O Conselho Federal de Psicologia (CFP) define Avaliação Psicológica (AP) como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos. Para o órgão, este procedimento utiliza diferentes fontes de informação, dentre métodos, técnicas e instrumentos. No Brasil, a área de AP é privativa do psicólogo e por isso a formação demanda extrema atenção, sendo um dos eixos estruturantes da formação do psicólogo nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Um maior desenvolvimento da AP tem acontecido desde os anos 2000, principalmente por conta de ações políticas que impactaram positivamente a área, como a criação do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) pelo CFP. O presente artigo pretende endossar a discussão sobre a formação e o ensino de AP na graduação propondo relatar a experiência de ensino em disciplinas de Técnicas de Exames Psicológicos (TEP) em um curso de Psicologia de uma Universidade Federal no nordeste do Brasil.
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Referência:
Viana-Meireles, L. G., D. Alves Sousa, M. Brito do Rego, e T. Pachêco Cornéli. “Relato De Experiência Acerca Das Vivências Na prática Da Disciplina De avaliação psicológica”. Revista De Psicologia, Vol. 12, nº 1, dezembro de 2020, p. 164-72, doi:10.36517/revpsiufc.12.1.2021.13.
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