Português Inglês Espanhol

Evidências de Validade da Escala de Qualidade de Vida Coletiva Percebida, EQVCP, com Aposentados Migrantes na Região dos Lagos, RJ, Brasil

26/04/2021

O constructo de qualidade de vida coletiva (QVC) refere-se à percepção dos indicadores econômicos, socioambientais, estruturais e políticos dos países e localidades. Quando construída e testada em 2001, a Perceptions of Country`s Quality of Life (PCQL) - foi composta por 18 itens, foi considerada unidimensional e apresentou diferenças significativas entre as nacionalidades. A Escala de Qualidade de Vida Coletiva Percebida adaptada, denominada EQVCP, engloba alguns indicadores mencionados no Estatuto do Idoso sendo, o instrumento relevante para avaliar a qualidade de vida coletiva tanto de idosos, quanto de pré-aposentados e aposentados. O objetivo deste estudo foi rever a Escala de Qualidade de Vida coletiva, EQVCP, identificando evidências iniciais de validade de estrutura interna. Foram efetuadas correlações com variáveis externas, e aferido o índice de consistência interna desses instrumentos, numa amostra de aposentados, que migraram para a Região dos Lagos, RJ, em busca de melhor qualidade de vida. 

 

Highlights:

  • A segurança pessoal e a qualidade do ambiente foram alguns dos indicadores que contribuíram positivamente para a qualidade de vida coletiva.
  • Um indicador com altos índices na percepção negativa foi o da corrupção, seguido em menor nível pela situação política. O que pode ser explicado devido ao momento histórico-político no país em 2017 – ano da coleta de dados.
  • Esta foi a primeira análise fatorial exploratória da EQVCP que observou a qualidade de vida coletiva com aposentados que tinham migrado para cidades litorâneas do Rio de Janeiro, em função de mudança de estilo e qualidade de vida.
  • Os resultados indicam evidências iniciais de validade e de consistência interna para a EQVCP, com a inclusão dos itens: corrupção, serviços culturais e lazer, apoio e proximidade de vizinhos e ou parentes e proximidade de serviços.
  • Este estudo contribui para o aprimoramento da escala de Qualidade de Vida Coletiva Percebida, PCQL no contexto brasileiro. Sugere-se, para estudos futuros, a realização de validade convergente e divergente do instrumento e a análise da estrutura interna em diferentes amostras.
  • A EQVCP possibilita a mensuração de indicadores fundamentais para a promoção da qualidade de vida coletiva percebida pelos aposentados brasileiros.

 

Referências:

Santos, S. C., França, L. H. de F. P., & Pereira, M. M. (2021). Evidências de Validade da Escala de Qualidade de Vida Coletiva Percebida, EQVCP, com Aposentados Migrantes na Região dos Lagos, RJ, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 179-198. ISSNprint 1516-2567. ISSNe 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PUC-SP

Artigo completo: CLIQUE AQUI