Português Inglês Espanhol

Manifestação da ULAPSI diante aos acontecimentos de repressão e violência na República do Paraguai

15/03/2021

A União Latino-americana de Entidades de Psicologia – Ulapsi, por este meio, manifesta seu mais alto grau de rejeição e repúdio aos acontecimentos de repressão e violência no Paraguai, realizados na sextafeira 5 de março de 2021 na cidade capital de Assunção. Diante do protesto pacífico nas ruas que vinha sendo realizado pelo povo paraguaio, contra a corrupção e a falta de insumos no setor da Saúde – em tempos quais o número de novos casos por COVID 19 tem aumentado de maneira importantíssima, assim como a quantidade de pessoas falecidas pela pandemia no país - gerou-se uma onda de violência propiciada pelos setores governamentais, com infiltrados que agitaram com ações violentas o desenvolvimento de uma manifestação de protesto pacífico. Estas ações provocadoras geraram por sua vez, ações repressivas por parte das forças policiais, com o saldo trágico de uma pessoa morta e de um conjunto de pessoas feridas.

Expressamos que estes atos e ações de violência, são uma provocação à estabilidade da democracia no país, assim como um ataque infame à livre expressão dos cidadãos e é uma demonstração da ação de interesses obscuros dirigidos a gerar um clima de endurecimento, medo e repressão ao protesto pacífico e legítimo do povo paraguaio.

Acontecimentos como estes realizados no Paraguai retardam as possibilidades de consolidar processos democráticos em nosso continente e pelo contrário, aviva e promove o posicionamento político de forças autoritárias, partidárias de manter nossos povos calados, para sua projeção como opções de poderes indispensáveis na permanência de uma ordem pretensamente protetora ou inclusiva para toda a população. Tristes recordações de acontecimentos violentos ficam em nossa memória pessoal e coletiva trazendo à tona as violações aos direitos humanos em nossos países.

Não podemos ficar calados; ¡¡façamos escutar nossa voz!! Nossa total solidariedade com o coletivo de colegas do Paraguai.

NOSSO REPÚDIO TOTAL À VIOLÊNCIA, À REPRESSÃO, AO DESRESPETIO PELOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS DE NOSSOS POVOS!!

DEFENDAMOS O DIREITO DO POVO PARAGUAIO AO PROTESTO!!

 

América Latina, março de 2021.

União Latino-americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI